A tramitação do requerimento 08/2025, de autoria do vereador Wanderley Paulo, durante a 2ª sessão ordinária, que propõe a extensão dos trilhos da Ferrogrão até Sorriso, com a construção de um terminal ferroviário e um porto seco, reflete a importância estratégica do município no cenário agrícola nacional. Sorriso consolidou-se como o município com o maior valor de produção agrícola do Brasil em, atingindo R$ 8,3 bilhões, liderando o ranking pelo quinto ano consecutivo. Essa posição de destaque reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura logística para garantir a competitividade e a eficiência no escoamento da produção.
O projeto da Ferrogrão, que visa criar um novo corredor ferroviário de exportação pelo Arco Norte, é uma iniciativa crucial para o desenvolvimento logístico do país. Com uma extensão de 933 km, a ferrovia conectará a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, oferecendo uma alternativa mais eficiente e competitiva ao transporte rodoviário, atualmente dependente da BR-163. “A construção da Ferrogrão permitirá o transporte de grandes volumes de carga com menor custo e maior agilidade, reduzindo os gargalos logísticos que impactam a produtividade do agronegócio brasileiro”, pontuou Wanderley Paulo.
“A proposta de levar os trilhos da Ferrogrão até Sorriso, incluindo a construção de um terminal ferroviário e um porto seco, é uma solução estratégica para otimizar a logística do município, que já é um importante entroncamento rodoviário, com acesso às BR-163 e BR-242. A implantação dessas estruturas não apenas facilitará o escoamento da produção agrícola local, mas também fortalecerá a posição de Sorriso como um hub logístico regional, atraindo novos investimentos e impulsionando o desenvolvimento econômico”, defendeu Wanderley Paulo.
Para o parlamentar, a integração da Ferrogrão com a malha rodoviária existente em Sorriso permitirá uma conexão mais eficiente entre os modais de transporte, reduzindo custos e tempo de entrega para os produtores rurais. Essa sinergia entre ferrovia e rodovias é essencial para consolidar o Arco Norte como principal rota de exportação do agronegócio brasileiro, diminuindo a dependência dos portos do Sudeste e Sul do país.
“Em resumo, a extensão da Ferrogrão até Sorriso, com a construção de um terminal ferroviário e um porto seco, representa uma solução logística de alto impacto, capaz de aumentar a produtividade e a competitividade do agronegócio nacional. A iniciativa não apenas beneficiará o município, mas também contribuirá para o fortalecimento da infraestrutura de transporte no Brasil, garantindo que a produção agrícola chegue aos mercados internacionais de forma mais eficiente e sustentável”, detalhou o vereador.
Texto: Claudia Sarubo
Fotos: Divulgação
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