
O governador Romeu Zema participou da abertura da 87ª edição da Exposição Internacional de Gado Zebu (ExpoZebu), a principal feira pecuária do mundo, que acontece em Uberaba, no Triângulo Mineiro, até o dia 8/5. O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, o parlamentar Artur Lira, o ministro da Agricultura, Marcos Montes, e o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, responsável pela organização da feira.
A feira é voltada à divulgação de raças zebuínas e comercialização de animais geneticamente superiores em leilões e shopping. Há também seminários e debates, além da presença das principais autoridades políticas do cenário nacional e local.
De acordo com os organizadores, a expectativa é de que a feira movimente cerca de R$ 300 milhões, ao longo dos oito dias, em uma programação comercial maior, se comparado com a última edição presencial da feira, realizada em 2019. O evento foi cancelado em 2020 e 2021, por conta da pandemia da covid.
O governador destacou a importância do evento, que coloca Minas Gerais em destaque no cenário nacional e mundial. “É um orgulho enorme termos a maior feira de Zebu do mundo em Uberaba. E fico satisfeito do agronegócio no Brasil e em Minas estar avançando tanto, dando tantas oportunidades de trabalho. Ontem (29/4) visitei produtores de queijos artesanais e escutei que, depois que o Estado concedeu o selo arte e o selo sanitário, não estão conseguindo produzir para atender à grande demanda. E é isso que queremos: valorizar o que é produzido no campo com tanto sacrifício e tanto suor”, disse.
Romeu Zema acrescentou que dará continuidade às ações do Estado para gerar emprego e renda. “Minas está fazendo o que é possível para que o produtor tenha segurança no campo. Reduzimos os crimes na região rural em mais de 42%. E vou continuar trabalhando para realizar meu sonho de que todo mineiro tenha um emprego digno”, ressaltou.
Retomada
Em 2022, o evento terá um crescimento de 15% em relação à última edição, com a participação de mais de 2,2 mil animais. Além de 43 eventos comerciais, entre leilões e shoppings, lançamentos e inaugurações, além da retomada dos julgamentos presenciais, ponto alto da feira.
O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, agradeceu a presença das autoridades e falou sobre a importância da retomada da feira presencial neste ano. “Depois de dois anos de muita dificuldade, mas com muito trabalho e garra, vencemos a pandemia. Agora, temos um momento importante presencial para que o povo possa acompanhar novamente a feira. Mais que uma tradição, estamos falando de um reconhecimento público da importância que o agronegócio brasileiro tem para o nosso país, como também para o mundo”, disse.
Agropecuária Agricultores familiares triplicam renda com investimento em torrefação e venda direta de café em Minas Gerais
Agropecuária Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas abre inscrições para edição 2026
Agropecuária Minas entrega 156 títulos de propriedade rural em Jequitinhonha, após 34 anos de espera
Agropecuária Quatro municípios são incorporados à microrregião produtora do Queijo Artesanal do Serro
Agropecuária Governo de Minas participa da 16ª Festa do Queijo de Ipanema, no Vale do Rio Doce
Agropecuária Dia da Cachaça Mineira: setor movimenta mais de R$ 600 milhões em Minas e reforça sua liderança nacional Mín. 23° Máx. 26°