O primeiro mês da gestão do Prefeito Coronel Fábio Candido foi marcado por grandes avanços e iniciativas que já impactam positivamente a vida da população rio-pretense. Com foco em transparência, eficiência e inovação, a nova administração vem promovendo mudanças estruturais e melhorias significativas em diversas áreas.
Desde o primeiro dia, a gestão intensificou as ações contra a epidemia de dengue, decretando emergência em saúde pública e lançando a campanha "Rio Preto sem dengue: a luta é de todos". Entre as principais medidas, destacam-se:
- Mutirões de limpeza em 600 áreas verdes e 400 praças públicas;
- Ampliação do horário das UBSs Estoril e Solo Sagrado, com atendimento até as 22h;
- Atendimento exclusivo para casos de dengue aos finais de semana em UBSs;
- Centro de Hidratação com 30 leitos disponíveis e pronto para ampliação;
- Vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos;
- Aplicação do Fumacê e borrifação intradomiciliar nas áreas mais afetadas;
- Expansão da Telemedicina, agora funcionando também nos finais de semana;
- Ampliação no número de leitos de internação e de UTI chegando a 79;
- Novas contratações para reduzir a fila de espera no atendimento médico das UPAs: 19 médicos por meio do convênio com a Funfarme e seis médicos e um biomédico da Faceres;
- Instalação de três milEstações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), nova tecnologia de combate à dengue;
- Apoio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS);
- Outro grande avanço foi a aquisição de 10 novas ambulâncias para o SAMU, em parceria com o Ministério da Saúde, garantindo maior agilidade nos atendimentos de emergência.
A Prefeitura acelerou a operação tapa-buracos, recuperando 5.857,37 metros quadrados de vias em apenas uma semana. Além disso, foi firmada uma parceria inédita com o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) para a limpeza da cidade, contando com 40 reeducandos do regime semiaberto na manutenção de áreas públicas.
O compromisso com a qualidade do ensino levou à convocação de 28 novos professores, além de 113 Professores de Educação Básica 1 e 29 de Educação Básica 2 para contratos temporários. Está em tramitação um Projeto de Lei para a criação de 110 novos cargos de professor PEB 1, cinco diretores de escola e cinco coordenadores pedagógicos. Para 2025, está previsto um investimento de R$ 13 milhões para ampliar o quadro de professores.
Mais de 200 matrículas foram preparadas para entrega, garantindo segurança jurídica às famílias. Além disso, a gestão entregou a primeira casa da administração na Favela Marte, oferecendo um novo lar para a dona Benedita.
A segurança pública também avançou com o projeto de Valorização da Guarda Civil Municipal. Neste mês, foram recebidas 182 armas para a GCM, garantindo mais proteção tanto para os agentes quanto para a população.
Nos primeiros 30 dias, os programas de empregabilidade da Prefeitura já encaminharam 483 jovens ao mercado de trabalho, publicaram 1.041 vagas no Balcão de Empregos (com 42% já preenchidas) e ofereceram 19 cursos de capacitação, totalizando quase 900 inscritos.
A Secretaria de Assistência Social reforçou o atendimento à população em situação de rua, estruturou novas parcerias e lançou oficinas para jovens no Centro de Convivência da Juventude (CCJ), abrangendo áreas como dança, teatro, maquiagem e cultura.
A gestão municipal realizou 42 km de manutenção em estradas rurais, facilitando o escoamento da produção agrícola. O Banco Municipal de Alimentos distribuiu mais de 37 mil quilos de alimentos para 1.600 famílias, e a Patrulha Agrícola recebeu uma nova pá carregadeira para fortalecer os trabalhos no campo.
A Secretaria de Bem-Estar Animal superou a média de anos anteriores com 694 castrações realizadas, 369 denúncias de maus-tratos atendidas e o encaminhamento de 10 cães para adoção. Além disso, a Prefeitura já tem um projeto para a construção de um novo canil municipal, em parceria com a CPP.
A Secretaria de Planejamento lançou a iniciativa "Rio Preto Inteligente", que permitirá o monitoramento em tempo real dos indicadores da cidade, tornando a gestão mais eficiente. Foram firmadas parcerias com Sebrae, CIESP e startups do Parque Tecnológico para fomentar a inovação e o desenvolvimento econômico.
O esporte e o lazer são essenciais para a qualidade de vida da população, e nossa gestão está comprometida em ampliar o acesso a essas atividades. Reforçamos os investimentos na infraestrutura esportiva e expandimos o atendimento à comunidade. Entre as ações, assinamos o contrato para a iluminação dos campos de futebol nos bairros João Paulo II, Vila Toninho e Laranjeiras, um projeto viabilizado por meio de convênio com o governo federal.
"A transformação de São José do Rio Preto já começou. Estamos trabalhando com compromisso, inovação e dedicação para construir uma cidade melhor para todos. E esse é só o começo", afirmou o prefeito.
Colaboração: Venusca Borghi
Mín. 26° Máx. 27°