Sábado, 01 de Fevereiro de 2025
30°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Maranhão

Seduc realiza encerramento do Ciclo Formativo Estadual Regionalizado do Pacto pela Aprendizagem 2025

Iniciativa ocorre em todo o estado, reunindo profissionais dos 217 municípios para fortalecer a formação continuada dos profissionais da educação e...

01/02/2025 às 11h13
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O 4º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado do Pacto pela Aprendizagem chegou ao fim de sua segunda semana de atividades, com o encontro realizado na Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís. A iniciativa, que vem ocorrendo desde o último dia 20, tem acontecido em todo o estado, reunindo profissionais dos 217 municípios, com objetivo de fortalecer a formação continuada dos profissionais da educação e promover o compartilhamento de práticas pedagógicas.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, avaliou positivamente a 4ª edição do Ciclo Formativo e ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da educação no Maranhão. Durante o evento, a gestora percorreu as 20 UREs e acompanhou de perto a programação, reforçando o compromisso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em garantir a qualificação contínua dos profissionais da rede estadual de ensino.

"Essa edição do Ciclo Formativo foi um marco para a educação do Maranhão. Estivemos nas 20 regionais, ouvimos educadores e gestores, secretários de educação e prefeitos, vimos de perto o impacto positivo dessa formação. Esse diálogo e essa troca de experiências são fundamentais para aprimorarmos a nossa rede e garantirmos um ensino cada vez mais qualificado para nossos estudantes", afirmou a secretária.

Para os participantes, a experiência tem sido enriquecedora. A professora Maria Antônia Rosa Sá, APM de Língua Portuguesa, do município de São Luís, ressaltou o impacto positivo das formações na prática pedagógica. “Estou aqui, representando os Articuladores Pedagógicos Municipais (APM), participando justamente da recomposição da aprendizagem na área de língua portuguesa. Está sendo, para mim, de suma importância estar aqui participando desta formação com o intuito de repassar para os nossos professores.”

A gestora da URE de São Luis, Stéfanny Duarte, enfatizou a relevância do evento para a integração entre os gestores municipais e o alinhamento das ações educacionais. “Nós estamos aqui, no último dia do Pacto Regionalizado pela Aprendizagem, dando ênfase a essas ações conjuntas que fortalecem ainda mais esse pacto, que garante a educação das crianças na idade correta e aborda o aprendizado das crianças que foram afetadas pela pandemia. estamos em clima de festa, recebendo promotores, professores, gestores e muitas outras autoridades para que este pacto seja ainda mais fortalecido,” afirmou

O 4º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado do Pacto pela Aprendizagem tem cumprido seu papel fundamental ao ser realizado em cada uma das 20 Unidades Regionais do Maranhão. Esta abordagem regionalizada permite que a formação aconteça de maneira mais aproximada dos educadores e gestores, criando um ambiente mais propício ao compartilhamento de saberes e práticas pedagógicas que atendem às necessidades específicas de cada localidade.

Patrícia Mesquita, secretária adjunta interina de Ensino e Aprendizagem, ressaltou a relevância desse formato descentralizado da atividade. "Realizar o Ciclo Formativo dentro de cada URE possibilita que todos os profissionais da educação, de diferentes municípios e realidades, participem ativamente da formação. Isso permite uma troca mais rica de experiências e a construção de soluções pedagógicas mais adequadas a cada contexto. Acreditamos que a força da educação está justamente nesse encontro de saberes que acontece em cada canto do nosso estado", afirmou.

Ciclo Regionalizado em números
O impacto do 4º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado do Pacto pela Aprendizagem pode ser observado nos números expressivos alcançados ao longo das atividades. A formação abrangeu todas as 20 Unidades Regionais de Educação, atingindo os 217 municípios maranhenses.

A mobilização envolveu mais de 500 técnicos da Seduc e das UREs, responsáveis pela organização das formações. Além disso, o ciclo contou com a participação de 530 gestores escolares da rede estadual e mais de 3.800 cursistas multiplicadores Articuladores Pedagógicos Municipais (APMs) e Regionais (APRs).
Com a realização dos ciclos municipais, um total de 51.141 profissionais da educação foram diretamente impactados, fortalecendo práticas pedagógicas e estratégias de ensino. O alcance também se estende aos estudantes, com 187.550 crianças beneficiadas pelo material didático complementar, contribuindo para a consolidação da aprendizagem em todo o estado.

Compromisso com a Educação
O Pacto pela Aprendizagem é uma política pública voltada para a melhoria da qualidade da educação básica, com foco na alfabetização plena de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa conta com apoio técnico e financeiro do governo federal e busca reduzir desigualdades educacionais, fortalecendo a educação pública no Maranhão.

No estado, o programa tem alcançado resultados positivos através da colaboração entre as redes de ensino. O trabalho desenvolvido prioriza ações formativas para professores, suporte técnico para as redes municipais e distribuição de materiais pedagógicos.

A Superintendente de Rede e Planejamento e Regime de Colaboração, Rosangela Rodrigues, destacou as parcerias como ponto fundamental para o sucesso do Regime de Colaboração seguir dando frutos. “O Pacto pela Aprendizagem é resultado de um grande esforço coletivo. Contamos com o compromisso das equipes da Seduc e das UREs, a dedicação dos gestores municipais, o envolvimento das secretarias de educação e o apoio fundamental dos prefeitos, que têm sido parceiros essenciais na implementação das ações envidadas pelo Pacto. Além disso, o protagonismo dos professores e demais profissionais da educação demonstra o quanto estamos avançando na construção de uma educação pública mais qualificada e acessível para nossas crianças. Essa parceria fortalece nosso compromisso com a aprendizagem e garante que os esforços realizados cheguem efetivamente às salas de aula."

São parceiros e apoiam o Pacto pela Aprendizagem, reforçando o compromisso da Seduc com a alfabetização das crianças e a valorização do trabalho docente, a Associação Bem Comum, o Centro de Estudos e Educação e Linguagem, Eneva, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE), Fundação Lemann, Fundação Vale, Instituto Natura, Laboratório de Educação (LabEDU), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Vale e Governo Federal. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários