Sábado, 01 de Fevereiro de 2025
30°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Desenvolviment...

Ecossistema mineiro de inovação recebe premiações e se destaca nos cenários nacional e internacional

Investimentos recordes do Governo de Minas em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) contribuíram para o fortalecimento do setor

01/02/2025 às 10h08
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
UberHub / Divulgação
UberHub / Divulgação

Minas Gerais tem trilhado um caminho de sucesso nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), sendo cada vez mais reconhecido como um polo estratégico para o setor da inovação. Em 2024, o ecossistema mineiro de inovação recebeu diversos prêmios e, no mesmo ano, o  Governo de Minas  bateu novo recorde de execução de investimentos.

Ao todo, foram R$ 520 milhões em ações e projetos de CT&I, executados pela  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG)  junto da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).  Só na área de inovação foram cerca de R$ 92 milhões, também um recorde.

Entre as iniciativas de destaque no ano passado está o Gesuas, startup de inteligência socioassistencial de Viçosa que recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a premiação “Top 1 Scale-Ups” no Ranking 100 Open Startups 2024.

"Participamos de diversas iniciativas do Governo de Minas, como a 6ª edição do  Seed , também fizemos uma doação de solução para o  HubMG Gov  e, recentemente, tivemos um projeto aprovado no  Compete Minas . Essas iniciativas permitem que o Gesuas siga promovendo a inovação no estado”, afirma Igor Guadalupe, CEO da startup.

Continua após a publicidade

Inclusive, o município da Zona da Mata também integra o programa  Cidades do Futuro , iniciativa da Sede-MG que visa apoiar a transformação digital das cidades mineiras e estimular o crescimento do setor produtivo via tecnologia.

Continua após a publicidade
 

"Ao criar mais oportunidades para iniciativas de CT&I em Minas tornamos nosso estado mais inovador e tecnológico, assim, abrimos portas para atrair mais investidores e impulsionar a economia mineira", afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

 
  
  

"Essas ações de incentivo à inovação estão previstas para aumentar progressivamente, refletindo o compromisso contínuo com a promoção de projetos transformadores”, destaca o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Luiz Gustavo Cançado.

Continua após a publicidade

Iniciativas mineiras dominam premiações 

Considerado o Oscar da inovação, o Ranking 100 Open Startups 2024, evento que ocorreu em outubro de 2024, no Rio de Janeiro, classificou três atores mineiros em primeiro lugar, além de ranquear a Sede-MG em  5º lugar na categoria “Top Ecossistemas” . Das categorias principais, Minas alcançou o primeiro lugar em quatro, e foi Top10 em todas. O Ranking reconhece os atores que se destacaram no quesito de inovação aberta no Brasil.

O Fiemg Lab, hub de inovação aberta do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MG) apoiado pela Fapemig, foi premiado, pelo segundo ano consecutivo, como “Top 1 Ecossistemas”. Já a startup belorizontina Oppem, que atua com a digitalização de contratos e processos de gestão, participante do Fiemg Lab, recebeu o “Top 1 Startups”.

Continua após a publicidade
 

"Estamos mostrando que Minas está preparada para receber e potencializar o trabalho em conjunto com as startups e ser uma referência nacional em tecnologia e inovação", destaca Rafael Gontijo, cofundador e CEO da Oppem.

 
  
  

Por sua vez, a ArcelorMittal, líder de produção de aço no mercado global, que já participou do programa HubMG – iniciativa do Governo de Minas para conectar desafios de empresas a startups e soluções tecnológicas –, se destacou no “Top 1 Open Corps”; 

"São várias iniciativas do Governo de Minas para garantir que tenhamos o melhor ambiente possível para se fazer pesquisa, ciência, tecnologia e inovação", ressalta o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, Lucas Mendes.

De norte a sul, o melhor lugar para inovar

No ano passado, o UberHub, ecossistema de inovação de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, recebeu três prêmios, entre eles o de “Comunidade do Ano”, e foi indicado em 14 categorias no Startup Awards 2024. 

“Fomos reconhecidos como a principal comunidade de startups do Brasil, a primeira do interior do país. Esse é um momento muito especial para nós, para mostrarmos nossa força e colocarmos Minas no topo da inovação", comemora Ferdinando Kun, um dos líderes do UberHub. 

Além disso, o próprio município de Uberlândia foi premiado no Digital Transformation Awards, do Instituto de Transformação, em 2º lugar na categoria “Comunidade Transformadora”. 

Já no Sul de Minas, da cidade de Santa Rita do Sapucaí – conhecida como Vale da Eletrônica – saíram premiações para o Hacktown e para o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) no mesmo evento.

Programas do Governo de Minas premiados

O próprio programa  Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei)  ganhou o IV Prêmio Top Inovação Uninter 2024 na categoria “Empreendedorismo”. A iniciativa da Sede-MG também foi destaque no Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e finalista no Prêmio do Congresso de Inovação e Tecnologia na Administração Pública (Conip) de 2024. Já o programa Seed Gov foi reconhecido no 3º Congresso Internacional de Casos de Open Innovation. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários