Mais cidadania e segurança alimentar para as famílias dos pequenos sergipanos. Na manhã desta sexta-feira, 31, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou a entrega dos cartões CMais Inclusão, na modalidade Ser Criança, para os beneficiários. O ato aconteceu na sede da secretaria e, ao todo, 52 famílias foram contempladas neste mês.
"Com a entrega dos cartões CMais Ser Criança, estamos reafirmando nosso compromisso com a cidadania e com a segurança alimentar. Esse programa representa um investimento no futuro de Sergipe, proporcionando condições para que as crianças possam se alimentar de maneira saudável e com dignidade. É uma grande satisfação ver o impacto positivo dessa ação no dia a dia das famílias que, agora, têm um auxílio concreto, e que contribui para a melhoria da qualidade de vida", ressalta a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri.
Com foco na primeira infância, o CMais Ser Criança atende até 20.000 famílias, com crianças de 0 a 6 anos, e garante um auxílio mensal de R$130,00. A ação busca assegurar as condições adequadas para o crescimento e desenvolvimento infantil, auxiliando no custeio de alimentação, vestuário e outras necessidades essenciais.
O programa também reforça a importância do investimento nos primeiros anos de vida, que é o período fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Além do benefício financeiro, o CMais Ser Criança incentiva a participação das famílias em ações educativas e de acompanhamento social, promovendo uma assistência mais ampla e eficaz.
“O CMais é um programa que faz a diferença na vida dos sergipanos, pois possibilita que famílias em vulnerabilidade social possam ter acesso a alimentação que é uma necessidade básica de todo ser humano. Bem como garante dignidade e cidadania às famílias e aos pequenos que estão na primeira infância”, explica a coordenadora do Programa Cartão Mais Inclusão, Jilmagna Brandão.
Para os beneficiários, o auxílio tem significado importante, pois auxiliará no dia a dia de cuidados com as crianças, como ressalta a mãe do pequeno Rafael, de 3 anos, Adriely Gonçalves Santos, que está animada com o acesso ao benefício. “O CMais chegou em boa hora, pois poderei comprar novos itens importantes para o meu filho já que o cartão é aceito nos supermercados”, conta.
Já para Jéssica Sabidanes, o pequeno Benjamin contará com mais produtos diversificados para a alimentação. “É muito gratificante a gente saber que o governo tem esse cuidado com a gente. O benefício ajudará na compra de comida, fralda e lanche para o meu menino e isso é ótimo”, afirma.
Inscrições
Podem se inscrever famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e em situação de pobreza, que não recebem outros benefícios semelhantes. Com a nova legislação, a Lei nº 9.563/2024, o benefício foi estendido para até 20 mil famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade e que estejam inseridas no Cadastro Único – CadÚnico, contemplando todas as crianças de até 6 anos de idade completos, que não estejam recebendo nenhum outro benefício da mesma fonte pagadora, e sem a necessidade de comprovar condições adicionais, como deficiências ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Mín. 25° Máx. 27°