Sábado, 01 de Fevereiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Educação Educação

Educação inicia formações com gestores escolares para aplicar novidades na rede estadual de ensino

Foto: Divulgação / SEDA Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou formações online com gestores escolares para apresentar e esclarecer dúvida...

31/01/2025 às 21h37
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação / SED

A Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou formações online com gestores escolares para apresentar e esclarecer dúvidas sobre duas das novidades que serão implementadas em 2025 na Rede Estadual de Ensino: o método IntraAct e a ampliação do componente curricular de Língua Inglesa para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Neste ano, a implementação do método IntraAct de alfabetização funcionará como um projeto piloto que será aplicado em duas escolas de cada uma das 36 Coordenadorias Regionais de Educação mais o Instituto Estadual de Educação. Desenvolvida na Alemanha, a iniciativa servirá como um subsídio para o trabalho dos professores ao longo do processo de alfabetização dos estudantes.

“O melhor método de alfabetização é aquele que a criança se alfabetiza. Com o IntraAct, estamos ampliando as metodologias disponíveis para nossos professores alfabetizadores utilizarem em sala de aula de acordo com cada realidade”, destaca a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

Continua após a publicidade

O método estabelece uma relação interativa, conduzindo o processo de aprendizagem de forma simples, correta e clara, permitindo que as crianças aprendam a ler em um prazo de, em média, quatro meses. Além disso, o modelo também mostrou-se eficaz para aprendizagem de crianças com dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

O material pedagógico é direcionado ao 1º ano do Ensino Fundamental e composto por livros para estudantes e um livro para o professor.

Continua após a publicidade

Já na ampliação da Língua Inglesa para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, serão incluídas duas aulas semanais, ministradas por professor habilitado na área. Os profissionais também terão acesso a uma plataforma online para realizarem estudos e práticas, além de passarem por uma formação periódica para qualificar o trabalho metodológico.

Com esta grande novidade, todos os estudantes do Ensino Fundamental das escolas estaduais terão a oportunidade de aprender uma segunda língua.

Continua após a publicidade

Programa de Formação Continuada

Outro avanço importante na educação catarinense foi dado nesta quinta-feira, 30. O Programa de Formação Continuada para professores, mais uma ação de contrapartida do Universidade Gratuita, foi oficialmente lançada. Na prática, 100% dos professores das escolas estaduais receberão formação continuada.

De acordo com a Legislação vigente que intitui o programa Universidade Gratuita, cada instituição deverá ofertar no mínimo 60h por semestre de contrapartida para a formação de profissionais da educação pública estadual.

A iniciativa visa consolidar Santa Catarina como um dos estados pioneiros no fortalecimento da formação contínua dos professores, garantindo a qualidade e a equidade no ensino oferecido aos estudantes catarinenses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários