A Prefeitura de Alagoinhas informa aos usuários do Cadastro Único (CAD Único) que os serviços ficarão indisponíveis, da próxima segunda-feira, 27, até o domingo, 2 de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a interrupção temporária é uma medida necessária para a realização de testes de migração para uma versão mais moderna e eficiente do sistema. O objetivo do Governo Federal é oferecer uma plataforma mais integrada, eficiente e alinhada às necessidades atuais de estados, municípios, Distrito Federal (DF), programas usuários e cidadãos.
O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional e permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.
É o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, a exemplo do Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e Programa Minha Casa Minha Vida. O sistema também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.
O sistema do Cadastro Único voltará a funcionar normalmente no dia 3 de fevereiro, com a retomada dos atendimentos e atualizações de registros.
Mín. 25° Máx. 27°