Com menos de um mês à frente da Secretaria de Serviços Gerais, o secretário José Heitor dos Santos revelou o cenário crítico deixado pela gestão anterior, com a pasta abandonada e sem planejamento adequado. Por determinação do prefeito Coronel Fábio Candido, um levantamento detalhado está sendo realizado para identificar e corrigir os problemas que afetam diretamente a qualidade de vida da população de São José do Rio Preto.
A Secretaria, responsável por 600 áreas verdes, 400 praças e 149 escolas municipais, conta hoje com apenas 231 funcionários, número insuficiente para atender as demandas de uma cidade com mais de 500 mil habitantes. Além disso, foram identificados 3.800 imóveis públicos que não receberam limpeza nos últimos anos, agravando a situação durante a epidemia de dengue que a cidade enfrenta.
“A frota de veículos está sucateada, faltam equipamentos e planejamento. A herança recebida é uma das piores já vistas. Estamos em estado de emergência por dengue, algo que poderia ter sido evitado com ações preventivas”, afirmou o secretário.
Com o apoio do prefeito Coronel Fábio Candido, um mutirão foi articulado para intensificar a limpeza de áreas públicas. A ação conta com a colaboração de outras secretarias e de 40 reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto, reforçando o esforço conjunto no combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue.
As prioridades incluem a limpeza das áreas indicadas pela Secretaria de Saúde como focos do mosquito, além de garantir a manutenção de estradas em 148 bairros e estâncias, onde a população enfrenta dificuldades de acesso devido à falta de infraestrutura adequada.
José Heitor destacou que, mesmo diante das adversidades, a Secretaria está comprometida em reorganizar os serviços e atender às demandas da cidade. “Estamos trabalhando com critérios e prioridades, sempre com o apoio do prefeito. Não falta vontade de trabalhar, e contamos com a compreensão e o apoio da população. Juntos, vamos limpar a cidade e superar esse desafio.”
Mín. 25° Máx. 27°