Para o ano de 2025, o Ministério da Saúde atualizou a estratégia de vacinação contra a COVID, com a incorporação de imunizantes que protegem contra as variantes em circulação.
Veja quem pode se vacinar contra a Covid e o esquema de vacinação:
2 doses da vacina Moderna, intervalo de 4 semanas entre elas ou 3 doses da vacina Pfizer XBB, com intervalo de 4 semanas da primeira dose e 8 semanas da segunda dose.
As crianças que receberam no passado as vacinas contendo cepa original (Coronavac ou Pfizer baby) devem receber uma dose da vacina atualizada Moderna ou Pfizer baby XBB.
Vacinação periódica com 2 doses anuais, intervalo de 6 meses entre elas.
Vacinação periódica com 1 dose a cada gestação.
- Pessoas que vivem e trabalham em Instituições de Longa Permanência;
- Indígenas, ribeirinhos e quilomboloas;
- Puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Privados de liberdade;
- Funcionários do sistema prisional;
- Jovens em medida socioeducativa;
- Pessoas em situação de rua.
Se nunca vacinado: 3 doses iniciais e depois reforço com 2 doses anuais com intervalo de 6 meses ente elas.
Se anteriormente vacinado: 2 doses anuais com intervalo de 6 meses ente elas.
Rio Preto é uma das cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde para receber a vacina Qdenga, que protege contra os 4 sorotipos da dengue: dengue 1, 2, 3 e 4. A vacina está disponível para a faixa etária de 10 a 14 anos.
As vacinas de Covid, dengue e de rotina estão disponíveis em todas as UBSs de Rio Preto, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o horário é ampliado até as 18h30, enquanto na UBS Solo Sagrado o horário é ampliado até as 19h.
No próximo sábado, 25/1, a Secretaria de Saúde promove a campanha Sábado com Vacina, com sete UBSs abertas para vacinação: Cidade Jardim, João Paulo II/Jaguaré, Parque Industrial, Santo Antônio, Solo Sagrado, Luz da Esperança e Vetorazzo.
O horário será das 8h às 13h.
O Ministério da Saúde é o órgão responsável por estabelecer as diretrizes gerais do Programa Nacional de Imunização, incluindo as vacinas que vão compor o calendário nacional de vacinação; os grupos populacionais elencados, a partir do estudo de dados epidemiológicos, e quais as metas a serem alcançadas. Cabe aos municípios, por sua vez, capacitar os profissionais das salas de vacinas e organizar o fluxo para a aplicação das doses, o que é realizado em Rio Preto nas 29 unidades básicas de saúde.
Mín. 25° Máx. 27°