Segunda, 20 de Janeiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Paraíba

Família indígena inicia produção com o Incluir Paraíba e aumenta renda com vendas online de hortaliças

O programa Incluir Paraíba, iniciativa do Governo do Estado de fomento às atividades produtivas rurais, foi o pontapé inicial para que uma família ...

20/01/2025 às 19h27
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

O programa Incluir Paraíba, iniciativa do Governo do Estado de fomento às atividades produtivas rurais, foi o pontapé inicial para que uma família de agricultores indígenas potiguaras da Aldeia Lagoa Grande, no município de Marcação, litoral Norte da Paraíba, começasse a trabalhar com a produção de hortaliças orgânicas, melhorando a renda de todos.

Na atividade, a família indígena usa o sistema hidropônico em estufas, e passou a priorizar a venda online, comercializando também junto aos programas de compras governamentais. A inovação aumentou a demanda pela procura e, com isso, melhorou a renda familiar, que antes era apenas proveniente do programa Bolsa Família.

Alguns anos atrás, a indígena Rosemere de Lima Silva Nascimento procurou os extensionistas da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), no município de Marcação, manifestando o desejo de iniciar o cultivo de hortaliças. E assim iniciou a atividade de forma modesta: logo que acessou o Programa Incluir Paraíba, com os R$ 3.500,00 recebidos, iniciou o quintal produtivo, que atualmente se constitui na principal renda da família.

Vendo os resultados nessa fase e desejando aumentar o cultivo de hortaliças, orientada pela equipe de extensionistas rurais da Empaer, a indígena obteve financiamento do programa Agroamigo do Banco do Nordeste para ampliar a área, instalou duas estufas para o cultivo hidropônico de alface e coentro. No pomar, Rosemere, seu marido Sebastião Oliveira do Nascimento e sua irmã Rosinete de Lima Silva também trabalham com outras culturas, como pimentão, cebolinha, jerimum, batata-doce, inhame, macaxeira, coco-verde, laranja, banana, além de uma pequena criação de peixe e galinhas.

Continua após a publicidade

A família agricultora trabalha com a utilização do sistema de irrigação para a produção das hortaliças, com água retirada de um rio que passa nas proximidades da casa. Isso garante o cultivo durante todo o ano.

Os canteiros do início do projeto abrigavam algumas mudas cultivadas de forma rústica, utilizando material disponível na própria comunidade. “Com o acompanhamento e a orientação do pessoal da Empaer, que está conosco quando solicitado, avançamos com nosso trabalho e com isso melhoramos a qualidade de vida, e conseguimos uma melhor renda”, comentou a indígena Rosemere, responsável pelo projeto produtivo.

Continua após a publicidade

Para a assistente social da Empaer, Ednete Freire Cirilo do Nascimento, que acompanha a família desde os primeiros momentos, a família indígena é um exemplo para os que desejam começar uma atividade rural. “Esta família se destaca porque facilmente absorveu os ensinamentos e as orientações técnicas, em uma troca de experiência, além de seguir a organização da produção, faz o controle em planilha de custos e o acompanhamento dos gastos e do que arrecada com as vendas”, comentou.

O cacique da Aldeia Lagoa Grande, João Francisco de Sousa destacou a parceria realizada com o Governo do Estado, por meio da Empaer, que está levando benefícios para os indígenas. “Estamos sempre precisando de parcerias para o nosso desenvolvimento, para produzir alimentos e melhorar a renda das famílias”, disse.

Continua após a publicidade

Assim como dezenas de famílias residentes nas aldeias de outros municípios do Litoral Norte da Paraíba que são atendidas pelas equipes técnicas da Empaer, em Marcação esta também é acompanhada pelos extensionistas Bruno Medeiros Ferreira, gerente operacional, e as assistentes sociais Ednete Freire e Maria Betânia Lima Diniz Pinto.

O Programa - O Incluir Paraíba é uma iniciativa do Governo da Paraíba, coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido e executada pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).

O objetivo principal é incentivar a ascensão social e econômica das famílias agricultoras, por meio de acesso ao fomento rural, voltado à implementação de projetos de produtos agrícolas e/ou não agrícolas com estímulo especial a atividades trabalhadas por mulheres e jovens rurais. Visa, ainda, estimular a geração de postos de trabalho e renda com sustentabilidade, promover a segurança alimentar e nutricional aos beneficiários, bem como incentivar a participação em atividades de capacitação social, educacional, técnica e profissional.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários