A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) promove reuniões com as equipes da Coordenação de Segurança da Grande Ilha. A ação faz parte da programação de início de ano e tem o objetivo de avaliar o panorama geral dos Centros Socioeducativos.
Até o momento, foram realizadas duas reuniões e nos próximos dias, a Coordenação de Segurança dará prosseguimento à ação com as demais equipes dos Centros Socioeducativos. “Trata-se de um processo que integra a rotina de trabalho da Funac e é imprescindível para o desenvolvimento dos nossos trabalhos. A Segurança é um setor em permanente evolução, pois somente assim podemos garantir a excelência do atendimento socioeducativo”, justifica a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
Durante as reuniões, estão sendo avaliados os panoramas dos Centros Socioeducativos; as organizações dos setores de segurança de cada uma das unidades; procedimentos preventivos e disciplinares; práticas restaurativas; processos de formação continuada por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), dentre outros temas. “A rotina sociopedagógica exige que adequemos os procedimentos de prevenção no dia-a-dia, de forma a garantir a qualidade e eficácia nos processos de trabalho dos servidores”, explica Alexsandro Farias de Sousa, coordenador de Segurança da Grande Ilha da Funac.
Articulação
Em outra frente de trabalho, a Coordenação de Segurança reuniu-se com representantes do 8º Batalhão da Polícia Militar. O objetivo foi traçar estratégias de segurança para supervisionar a área externa da Casa de Semiliberdade de São Luís e do Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã, por meio de rondas diárias. Na oportunidade, Alexsandro Farias estava acompanhado pela diretora Lívia Almeida e pelo coordenador de Segurança Víctor Pereira, ambos da Casa de Semiliberdade.
Mín. 24° Máx. 28°