A Corrida de São Sebastião já é tradição em Parauapebas e atrai corredores locais e de vários municípios, inclusive de outros estados. Tamanho é o sucesso do evento que, nesse ano, em sua 20ª edição, teve recorde de inscritos e de tempo de inscrições abertas.
“Para a Corrida de São Sebastião desse ano, nós tivemos a preocupação de buscar a melhor forma possível para realizarmos – em termos de premiação, o percurso, que a gente mudou e o material que a gente está usando. Inscrevemos 1200 atletas e em 14 minutos esgotaram todas as inscrições. Então, a gente considera um saldo super positivo, essa 20ª Corrida de São Sebastião aqui em Parauapebas”, comemora Célia Rocha, gestora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Os corredores largaram às 6h30 da frente da Paróquia de São de Sebastião, no bairro Cidade Nova, para disputarem em um percurso de 6,5 km.
Com 20 minutos e 37 segundos de prova, Jonatam Lima Silva, do município de Itupiranga, levou o primeiro lugar na categoria Visitante masculino. Já na categoria Local masculino, quem subiu ao pódio do primeiro lugar foi Renato Feliz da Silva, da equipe Vida Longa.
Entre as mulheres, as ganhadoras foram: Marinalva Ribeiro da Silva – categoria Visitante, e Luzileide Assis dos Santos – Local.
Além dessas, a corrida contemplou, ainda, as categorias: Faixas Etárias feminino e masculino, PcD cadeirante masculino, PcD Visual masculino e feminino, e Melhores Equipes.
Edilson da Silva venceu na categoria PcD Cadeirante e já pensa na próxima edição. “A corrida que todo ano a gente corre e hoje eu tenho o privilégio de tirar em 1º lugar mais uma vez. Todo ano eu participo e quero participar mais. A próxima que tiver, eu tô dentro”, comenta, animado.
A Corrida de São Sebastião é realizada pela prefeitura, por meio da Semel, em parceria com a Paróquia São Sebastião. “Foi um sucesso. Quero parabenizar a toda a prefeitura, juntamente com a secretaria municipal de Esporte e a paróquia, por esse sucesso que a gente teve nessa 20ª edição da corrida de São Sebastião”, comenta José Melo, missionário e integrante da equipe organizadora.
O prefeito Aurélio Goiano, que correu como inscrito, anunciou novidades para a 21ª edição da São Sebastião. “A gente pegou o município bem destruído, vocês sabem como é que está a situação da nossa cidade, do nosso município. Mas se Deus quiser, o ano que vem a estrutura será maior, nós teremos uma premiação maior do que essa. Já prometi R$ 50 mil em premiação e a gente tem de chegar pelo menos a 2500 inscritos. Tem 1200, mas a galera queria muito, foram 14 minutos só, na hora do registro nas inscrições, e o ano que vem a gente tem de dobrar isso”, afirma o gestor municipal.
A solenidade de entrega de medalhas foi prestigiada por servidores públicos, populares, secretários municipais e vereadores.
A 20ª Corrida de São Sebastião contou com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar e o 23º Grupamento Bombeiro Militar – Parauapebas.
Texto: Sara Dias
Fotos: Irisvelton Silva/Fabio Dub
Assessoria de Comunicação/PMP 2025
Mín. 24° Máx. 28°