Com o intuito de sensibilizar os colaboradores, acompanhantes e visitantes dos pacientes da unidade hospitalar para a doação de sangue, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) abraçou a campanha 'Sangue de Casa também faz Milagre', iniciativa desenvolvida pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A ação aconteceu nesta quinta-feira, 16, na recepção administrativa da unidade hospitalar, contando com uma estrutura montada pelo centro.
Esta é a primeira ação de coleta externa do ano do Hemose e visa ampliar o número de doadores para reposição dos estoques de todos os grupos sanguíneos. A ação é destinada à promoção do serviço de doação que busca parcerias junto às Secretarias e órgãos da administração estadual e, assim, fortalecer a rede de assistência ofertada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o superintendente do Huse, Roberto Gurgel, a campanha é uma forma de retribuir o trabalho e a atuação do Hemose, beneficiando pacientes da unidade hospitalar. “O Huse possui uma grande demanda por conta da complexidade dos pacientes admitidos no hospital. Esta iniciativa, além de ser uma ação de conscientização, é uma forma de incentivar novas doações e mostrar o quanto ela pode fazer a diferença na vida das pessoas”, salientou o médico.
A colaboradora da unidade hospitalar, Rosana Araújo, que atua no setor de Recursos Humanos, aproveitou para fazer a doação de sangue pela primeira vez. “Estou muito feliz em participar. É uma forma de ajudar o próximo. Tem muita gente no hospital que necessita dessa doação. Hoje foi o primeiro passo para eu tornar essa ação contínua e ajudar a salvar vidas”, comentou.
Doador fidelizado
Já o gerente administrativo do Huse, Juscelino Ferreira, faz doação de sangue frequentemente no Hemose e também aproveitou toda a estrutura montada na unidade hospitalar para renovar sua doação. “Diariamente, no Huse, verificamos a necessidade dos pacientes e o quanto o sangue é essencial na recuperação de quem precisa. Hoje foi uma grande oportunidade e, por isso, decidi doar e incentivar também outras pessoas. A doação de sangue faz bem e salva vidas”, declarou.
Parceria
A superintendente do Hemose, Fernanda Fraga, destacou a importância da iniciativa. “O Huse é um hospital referência e vale destacar que é o maior consumidor do sangue e hemocomponentes processados no Hemocentro. Os estoques liberados mensalmente para o Huse, atendem à demanda de pacientes que buscam a unidade hospitalar. Esta é uma campanha de conscientização e, diariamente, estamos sensibilizando pessoas para a doação de sangue. Ampliamos essa visão também para os servidores da saúde, que cuidam e sabem dessa necessidade e a diferença que faz uma doação de sangue na vida desses pacientes. Esta é uma grande parceria”, frisou a gestora.
Atendimento
Diariamente, o Hemose libera uma média de 20 a 50 bolsas de sangue para o Huse. Os hemocomponentes seguem para o atendimento transfusional de pacientes em tratamento oncológico, leucemias, cirurgia de grande porte, vítimas de acidentes com fraturas, entre outros casos. Para manter o estoque estratégico, o Hemocentro precisa receber, pelo menos, 120 doações ao dia.
Serviço
Para doar, é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, e comparecer ao serviço bem alimentado, portando um documento oficial com foto, válido em todo território nacional. O Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Mín. 25° Máx. 27°