O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a restauração em concreto e ampliação da PRC-466 entre Pitanga e o acesso à subestação de Furnas em Manoel Ribas, na região central.
O edital utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê elaboração de projeto executivo de engenharia e execução da obra em uma mesma empreitada. A sessão de disputa de lances está marcada para o dia 11 de fevereiro, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov.
“Esta será a quarta obra da grande revitalização rodoviária que estamos realizando na região central do estado, iniciada com a duplicação em concreto de Guarapuava e Pitanga, e agora o whitetopping de Pitanga a Manoel Ribas” afirma o secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex. “A extensão da obra é tamanha que quase chegamos ao território de Ivaiporã – mas esse trecho vamos atender em um dos próximos editais que estão sendo trabalhos pelo DER, com novidades em breve”.
Serão atendidos 43,05 quilômetros da rodovia utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente será utilizado como base para um novo pavimento rígido de concreto com espessura de 21 centímetros. A pista terá duas faixas de tráfego de 3,6 metros cada e acostamentos de 2,5 metros. Nos segmentos críticos de ultrapassagem serão implantadas terceiras faixas de tráfego, também com 3,6 m, mas os acostamentos terão 1,2 m de largura.
Está previsto um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PRC-466 com a PRC-487, em Manoel Ribas. A pista da PRC-466 será elevada e o tráfego da PRC-487 vai passar abaixo dela em duas trincheiras, com vias marginais permitindo a troca de rodovia. Confira como será o viaduto neste vídeo.
MAIS MELHORIAS -Outro viaduto do tipo rótula em desnível será implantado em Pitanga, substituindo a interseção atual com a Rua da Liberdade, disciplinando o tráfego local e o acesso à rodovia, com a PRC-466 novamente sendo elevada no trecho. Confira como vai ficar o viaduto neste vídeo.
Também serão realizadas melhorias no acesso à subestação de Furnas, na interseção de acesso a Manoel Ribas e no acesso para a Comunidade de Barra Santa Salete, além de pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nos demais acessos regulamentados da rodovia.
“Esta obra foi apresentada à população em novembro passado, em uma audiência pública transmitida pela internet, garantindo transparência para os grandes investimentos sendo realizados pelo DER do Paraná”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “As soluções apresentadas serão confirmadas ou melhoradas ainda mais, pela própria executora da obra, garantindo os melhores resultados para os usuários, uma das principais vantagens de licitações públicas integradas ou semi-integradas”.
O prazo de execução será de 870 dias, com os primeiros 180 dedicados a estudos, análises e elaboração do projeto executivo de engenharia. Os demais 690 dias serão utilizados para realização dos serviços de restauração e ampliação.
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