O Museu do Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão, contabilizou, em 2024, 58.447 visitas no período de 6 de junho a 31 de dezembro, com a presença de turistas de diferentes estados brasileiros e de diversas partes do mundo. Os números são animadores e reforçam o compromisso da gestão do governador Carlos Brandão com o bem-estar, lazer e promoção cultural.
O museu foi reaberto no primeiro semestre de 2024, após um longo período de reforma promovida pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). Desde então, o espaço tem atraído um grande público pela referência que se tornou para a história do Maranhão.
Localizado na Praça Dom Pedro II, o Museu do Palácio dos Leões é caracterizado por sua majestosa e imponente arquitetura e o rico acervo que com conta com peças variadas datadas dos séculos XVIII e XIX. São móveis, obras de arte, quadros, porcelanas e tapeçarias que proporcionam um mergulho no tempo para os olhos de quem visita o espaço cultural.
“O público estava muito eufórico para reabertura, nossos canais oficiais eram ‘bombardeados’ com solicitações de reabertura, quando reabrimos vimos um fluxo intenso, proporcionalmente aos anos anteriores, tivemos alta procura para visitação, atingimos um número que nos deixa novamente no status de museu mais visitado”, explica Carolina Vieira, curadora do museu.
Segundo levantamento feito pela casa de cultura, dos quase 60 mil visitantes, 53% foi o percentual de turistas brasileiros; 38% de maranhenses e 9% composto por turistas estrangeiros. Vale ressaltar que nesse primeiro mês de 2025, o museu já registrou só na primeira quinzena, a visita de 556 pessoas.
O museu segue aberto para visitações públicas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Os grupos acima de 10 pessoas precisam fazer o agendamento pelo telefone (98) 2108-9108 ou pelo perfil oficial no Instagram: @museudopalaciodosleoes.
Mín. 25° Máx. 27°