As obras da Barragem Nova Algodões, em Cocal, continuam em ritmo acelerado. Nesta semana, as escavações das fundações avançaram. A obra também recebeu a visita de um consultor especialista em tecnologia de concreto.
Durante a visita, o especialista orientou a equipe na coleta de amostras de rocha e areia destinadas à confecção do concreto, que será submetida a rigorosas análises em laboratório, para confirmação da qualidade dos materiais.
De acordo com o diretor de Recursos Hídricos do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Diego Salazar, a coleta das amostras é um passo fundamental para garantir a qualidade e a durabilidade da estrutura. “A análise dessas rochas permitirá que utilizemos materiais com as características adequadas para a barragem, assegurando eficiência e segurança na construção”, destacou.
O empreendimento está sendo construído com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e custará mais de R$ 240 milhões. A área do reservatório abrange 274,18 hectares e terá capacidade para armazenar 55,5 milhões de m³ de água e irá perenizar o Rio Pirangi.
O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, ressaltou a relevância da construção para a região. “A barragem será essencial para a população de Cocal, promovendo segurança hídrica, abastecimento e o desenvolvimento de atividades agrícolas. Essa estrutura terá um impacto positivo e duradouro na vida dos moradores”, afirmou.
Mín. 25° Máx. 27°