A Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) começa a operacionalizar o plano de ações do governo do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves a partir da segunda quinzena de janeiro. Uma das prioridades é o atendimento do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para viabilizar a emissão dos documentos que são passaportes dos produtores rurais para acesso às diversas políticas públicas vigentes no Brasil.
O serviço gratuito é disponibilizado semanalmente na sede da Sempa, na Rua Paes de Andrade, no antigo prédio do Ibama, no horário de expediente das 8h às 14h. O secretário da pasta, Tião Teixeira, e o responsável técnico do CAF, o analista de produção agropecuária Gladimir Haurodou, colocam em prática o cronograma de atendimento para inscrição dos agricultores.
A Sempa é pioneira no Amazonas em emitir o CAF desde a adesão da Prefeitura de Parintins ao Ministério do Desenvolvimento Agrário em julho de 2023. O secretário explica que o CAF credencia o beneficiário ao crédito rural, assistência técnica, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Mais Alimentos, aposentadoria, Programa de Habitação Rural (Minha Casa, Minha Vida), entre outros.
Tião Teixeira estabeleceu, junto com o prefeito Mateus Assayag, o atendimento itinerante do CAF nas comunidades rurais, conforme um calendário elaborado para o ano de 2025. Em 2024, 166 produtores foram contemplados com o cadastro, com renda média declarada de R$ 25 mil por Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA). A Sempa estima que esse percentual de beneficiários do CAF aquece a economia de Parintins com mais de R$ 4,3 milhões anualmente.
----
Texto: Gerlean Brasil – SEMPA/SECOM
Foto: Igor Calheiros - SEMPA
E-mail: [email protected]
www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Mín. 23° Máx. 26°