Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PEA Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, aproveita o período de fér..." name="description" />
Quarta, 15 de Janeiro de 2025
25°

Chuva

Salvador, BA

Cidades Petrolina - PE

Janeiro Verde: Vacina contra o HPV é uma das principais formas de prevenção do câncer de colo do útero

content-single">Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PEA Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, aproveita o período de fér...

15/01/2025 às 08h32
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE
content-single">

Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, aproveita o período de férias para reforçar os cuidados que a população deve ter com a saúde. O mês de janeiro também é dedicado a campanha de conscientização sobre o câncer de colo do útero, o “Janeiro Verde”. A doença, muitas vezes silenciosa, pode apresentar sintomas apenas em fases avançadas, tornando ainda mais importante a prevenção.

A principal forma de prevenir é através da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), que é especialmente recomendada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, quando a resposta imunológica é mais eficaz. A vacina protege contra infecções causadas pelo HPV, vírus associado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo o câncer cervical (no colo do útero), câncer de garganta, entre outros. A imunização é eficaz contra os tipos do vírus mais comuns e de maior risco, como os tipos HPV 6, 11, 16 e 18, responsáveis por uma maior incidência da doença.

Além de ser uma medida preventiva fundamental para prevenir o câncer, a vacina contra o HPV também contribui para a redução da transmissão do vírus e das doenças relacionadas, promovendo a saúde pública e diminuindo a carga de doenças associadas ao HPV.

Continua após a publicidade

Em Petrolina, a vacina está disponível em todas as 57 Unidades Básicas de Saúde. Para receber a dose, é necessário que a criança ou adolescente esteja acompanhado de um pai, mãe ou responsável, leve o cartão do SUS e o cartão de vacina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários