O Governo do Pará entregou, nesta terça-feira (14), para o município de Igarapé-Açu, na Região de Integração do Guamá, 154 títulos de terra. Os benefícios foram entregues pela governadora em exercício Hana Ghassan, ao lado do prefeito Xoro Pardal.
“É o título tão sonhado e esperado por vocês. Quero dizer a essas 154 famílias que estão recebendo hoje o título que é mais do que um papel, é a segurança de que essa terra é sua e ninguém tira mais. Com ele, vocês vão poder acessar crédito para melhorar a produção e, a partir de hoje, ter a sua terra valorizada porque agora vocês têm documentado. Quero parabenizar o Iterpa, já são 35 mil títulos entregues e mais os 154 de hoje. Portanto, são 35.154 títulos entregues nesse Pará, porque entendemos que o trabalho é a força do nosso povo paraense”, ressaltou a governadora em exercício Hana
As famílias beneficiadas são das localidades do Curi, Angulação, Abacate, Cumaru, São Luizinho, São Matias, Tv. do 32, Montenegro, Mangueirão, Pajurá, Vila São Jorge, entre outras.
Dona Bibiana Dias da Cruz é agricultora e está feliz com o título que irá garantir mais segurança para o seu futuro e do seu filho. “Eu sou do Tapiaízinho e a minha expectativa é grande, é imensa porque é um privilégio para gente. Tantos anos morando sem documento da terra e esse ano o governador está nos presenteando”, pontuou a agricultora
A iniciativa é realizada por meio do Regulariza Pará, o maior programa de regularização fundiária em todo o Brasil, coordenado pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa).
Quem também recebeu o benefício foi a dona de casa Ana Lúcia de Vasconcelos. “Eu moro no quilômetro 18 de Igarapé-Açu e há muitos anos esperava por esse momento e graças a Deus vai ser realizado. Uma emoção muito grande e estou muito feliz, e hoje vai dar certo”, disse a dona de casa.
Conceder titularidades definitivas de terras faz parte da missão do Iterpa de promover a política de regularização fundiária. Os títulos de propriedade garantem segurança jurídica sobre a terra e acesso a direitos civis e sociais.
“Esse é um momento muito importante para a agricultura familiar do nosso município, porque além de dar o título de terra, movimenta a economia de Igarapé-Açu, pois através dessa regulação, o pessoal pode ir no banco fazer seu empréstimo, seu custeio para poder aquecer a economia familiar e o giro de recurso da nossa cidade”, disse o gestor municipal Xoro Pardal.
Mín. 24° Máx. 28°