Após as celebrações do padroeiro do município de Camaçari, São Thomaz de Cantuária, agora é a vez de iniciar os festejos em homenagem ao padroeiro das comunidades da orla, São Francisco de Assis. A primeira das lavagens tradicionais ocorreu na manhã deste sábado (11/01), em Barra do Pojuca, reunindo centenas de pessoas que acompanhavam o cortejo das baianas seguida pela Charanga Big Band, e grupos culturais Espermacete, Beira de Rua e Ginga Expressão.
A Câmara Municipal de Camaçari se fez presente com a participação de muitos vereadores da Casa, incluindo o atual presidente do Legislativo, o vereador Niltinho Maturino (PRD). “É sempre uma alegria estar aqui sentindo o calor da população nesse dia de celebração em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis”, reforçou. O vereador Kaique Ara (PT) também acompanhou todo o trajeto do cortejo, ressaltando a importância de santo que também é padroeiro dos pescadores. “Muito bonito ver que a comunidade mantém esta tradição de fé firme, este povo encorajado e religioso, que luta dia a dia pela sobrevivência e dias melhores”, complementou.
O início das lavagens da orla trouxe também visitantes de outras comunidades do litoral, que vieram acompanhar o cortejo em direção à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Centro de Barra de Pojuca. Liderança ambiental de Arembepe, Rivelino Martins, se declarou honrado em marcar presença no evento popular. “Este é um território ancestral da orla de Camaçari e espero que o cortejo aconteça tudo bem, já que aqui é uma comunidade tradicional como Arembepe, Jauá, Abrantes. Espero que ocorra tudo de forma agradável como deve ser uma festa de comunidade”, afirmou:
Além da parte religiosa, as lavagens também contam com a parte cultural por meio de shows tanto neste sábado quanto no domingo. Confira a programação:
Sábado (11)
17h – Samba Ohana
19h – Fogo de Lenha
20h30 – Samba com Elas
22h – Thiago Aquino
0h – Rodrigo Lima
Domingo (12)
16h – Jean
18h – Samba Trator
20h – Renatinho da Bahia
22h – Tiago Sena
Mín. 23° Máx. 28°