A Secretaria de Assistência Social (Semas) reuniu todos os servidores nessa quinta-feira, 09, no plenário da Câmara Municipal para apresentar um relatório situacional do órgão e alinhar as estratégias para 2025, tendo em vista a melhoria no atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre as propostas anunciadas, estão a implementação de passeios e rotinas de desenvolvimento pessoal e lazer para crianças, adolescentes e idosos assistidos pela secretaria.
Como uma das primeiras ações para uma gestão mais inclusiva, o secretário de Assistência Social Neil Armstrong realocou seu gabinete. “Ficava em um lugar inacessível no prédio e descemos pro térreo para que o cidadão que não tenha mobilidade possa falar com o secretário, garantindo a acessibilidade necessária. É assim que nós vamos fazer essa gestão. De forma a atender todas as pessoas, sem distinção de qualquer raça, sexo ou deficiência”, afirma.
A Semas tem como função básica executar programas, atividades e projetos que visem a melhoria de vida da população, o combate à pobreza e a proteção de grupos e indivíduos em situação de risco social e pessoal. Dessa forma, o prefeito Aurélio Goiano reforçou a importância da escolha de pessoas com conhecimento técnico para gerir a pasta.
“Nós conseguimos indicar um secretário técnico, que tem vários mandatos de conselheiro tutelar no município. E a secretária adjunta é uma assistente social de formação, funcionária de carreira do município. Então, a gente visualiza uma melhoria significativa nessa secretaria. Espero que eles possam fazer um trabalho excepcional porque é uma secretaria muito importante pra nossa cidade. Que nós possamos já, já, mostrar pra essa população para que nós viemos”, comenta o gestor do executivo municipal.
Na ocasião, a secretaria homenageou sua servidora mais antiga, a auxiliar de serviços gerais Zilda Maria da Silva. Ela está no serviço público desde 1991 e, em 1994, passou a trabalhar na Semas. “Eu amo trabalhar lá. Já passei por vários diretores, coordenadores e secretários. Também passei por vários setores e fui pra telefonia acho que já tem uns quatorze anos”, relembra. “Ser reconhecida assim é muito bom, muito gratificante. Com certeza vou receber mais uns (reconhecimentos) com a graça de Deus”, aspira a servidora.
Texto: Morgana Albuquerque / Colaboração: Sara Paé
Fotos: Mateus Cirilo
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025
Mín. 25° Máx. 27°