A produção assistencial do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) superou as metas para o ano de 2024 em 50,5%, com a realização de 92.423 atendimentos à população paraibana. Os parâmetros foram pactuados entre a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde - que administra a unidade hospitalar - e a Secretaria de Estado da Saúde. As metas foram superadas nos quesitos de consultas, cirurgias, internações e realização de exames.
Para o diretor hospitalar do HSGER, Cícero Ludgero, os números representam os avanços na assistência prestada à população, com empenho das equipes multiprofissionais e investimentos na infraestrutura física da unidade e na modernização de procedimentos e equipamentos. “Em 2024, o Edson Ramalho completou 55 anos de história servindo à população paraibana. A partir do esforço de nossos profissionais superamos as metas pactuadas entre a PB Saúde e o Governo do Estado nos segmentos assistenciais”, comentou.
No que se refere aos atendimentos ambulatoriais e de egressos, a meta era de 8.640 atendimentos em 2024, mas foi alcançado o número de 36.099 consultas, o que significa um resultado 317,81% superior, isto é, mais do que quatro vezes o esperado. Com relação às consultas de cirurgia geral, foram registrados 12.522 atendimentos, o que corresponde a uma majoração de 552,19% sobre o pactuado.
Na especialidade de otorrinolaringologia, os atendimentos foram oito vezes (706,25%) maiores do que a meta (960), chegando a 7.740 consultas. No ano passado, o HSGER passou a ofertar o serviço de emergência em otorrinolaringologia 24 horas. Todas as especialidades médicas superaram as metas: clínica médica (5.073 atendimentos), urologia (4.088), cirurgia vascular (2.817), ginecologia e obstetrícia (1.982) e cardiologia (1.877).
Novos serviços - Ao longo do ano passado, o Hospital Edson Ramalho implementou novos serviços, como a realização de cirurgias oncológicas, por meio do programa Paraíba Contra o Câncer, e o projeto Recomeço, que leva ações de planejamento familiar para a população privada de liberdade nas unidades prisionais do estado da Paraíba.
“Iniciamos o serviço de farmácia clínica e implantamos o serviço de parecer cardiológico e de risco cirúrgico online. Modernizamos nossas cirurgias com a realização de procedimentos minimamente invasivos em diversas especialidades, garantindo uma recuperação mais rápida dos pacientes”, comentou Cícero Ludgero.
Cirurgias - O Hospital Edson Ramalho realizou 9.165 procedimentos cirúrgicos,1.005 a mais do que o pactuado, o que representa um acréscimo de 12,32% sobre a meta. Foram realizados 6.294 procedimentos de cirurgia geral (nos quais estão incluídas as cirurgias bariátricas), o que corresponde a uma quantidade 9,27% superior à meta. Em termos percentuais, o maior resultado foi das cirurgias urológicas, com 1.402 procedimentos - quase o dobro (94,72% a mais) da meta. Entre as demais especialidades cirúrgicas estão as de ginecologia (909), vascular (842) e otorrinolaringologia (560).
A paciente do programa de cirurgia bariátrica e metabólica, Marcela Araújo, foi operada em maio do ano passado e, desde então, vem sendo acompanhada pela equipe multidisciplinar do hospital. “Eu continuo indo para as consultas de retorno periodicamente com a endocrinologista, o nutricionista e o cirurgião. Já se passaram muitos meses, mas nunca vi um cuidado tão grande com os pacientes, como no Edson Ramalho”, comentou.
Marcela Araújo já perdeu mais de 30 quilos desde a cirurgia e está focada na dieta. “Além de estar me alimentando melhor, também estou na academia e ainda pratico exercícios aeróbicos à noite”, disse entusiasmada. O programa de cirurgia bariátrica é realizado por meio do Opera Paraíba.
No ano de 2024, foram registradas 11.927 internações no HSGER, entre clínica médica adulto (3.486), clínica cirúrgica adulto (5.060) e obstetrícia (3.381), correspondendo a um desempenho 23,31% maior do que a meta. Quanto às internações de clínica médica, a superação foi quase o dobro do projetado, com índice de 93,67%.
Investimentos - A unidade hospitalar também investiu em melhorias de sua infraestrutura, com a realização de obras de reforma. Já foram entregues um novo refeitório, uma nova sala de recepção com triagem, 10 leitos da unidade Semi-intensiva, cinco consultórios para os atendimentos no setor de Urgência e Emergência, e sete leitos da Área Vermelha. As obras de reformas e ampliação continuam na nova recepção do ambulatório – que terá capacidade para 36 pessoas, e com novos consultórios ambulatoriais.
O HSGER recebeu no final do ano passado um novo tomógrafo, via investimento do Governo do Estado, que vai qualificar ainda mais os serviços oferecidos pelo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) aos pacientes da unidade hospitalar.
No que se refere ao Serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, foram realizados 33.488 exames por imagem, em 2024, entre tomografia computadorizada (6.054), ultrassonografia geral (11.667), radiografia (12.763), colonoscopia (739), colangiopancreatografia retrógrada endoscópica - CPRE (158), videolaringoscopia (872) e endoscopia digestiva alta (1.235).
Mín. 25° Máx. 27°