Quarta, 08 de Janeiro de 2025
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Tocantins

Fiscalização do Naturatins apreende 2 mil metros de redes de pesca no norte do Estado

Ação foi realizada em conformidade com a Portaria nº 215/2024, que regulamenta o período de proibição de pesca durante a Piracema

06/01/2025 às 22h16
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Ação resultou na apreensão de aproximadamente 2 mil metros de redes de emalhar - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Ação resultou na apreensão de aproximadamente 2 mil metros de redes de emalhar - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, nesta segunda-feira, 6, mais uma etapa daOperação Piracema 2024/2025. Realizada nos municípios de Araguatins e Esperantina, no norte do Estado, a ação resultou na apreensão de aproximadamente 2 mil metros de redes de emalhar e duas tarrafas.

A operação, iniciada na segunda-feira, 30 de dezembro, teve como objetivo assegurar o cumprimento da Portaria nº 215/2024, que regulamenta o período de defeso da Piracema, com foco na preservação do ciclo reprodutivo das espécies aquáticas. Durante as ações, as equipes intensificaram a fiscalização nos rios Tocantins e Araguaia, áreas de maior incidência de práticas ilegais, e realizaram patrulhamentos terrestres, visando combater a pesca predatória e o transporte ilegal de pescado.

O gerente de fiscalização do Naturatins Cândido José dos Santos Neto reforçou que as apreensões destacam a importância das operações de fiscalização, que aliam ações repressivas e educativas para combater a pesca predatória e promover a preservação ambiental. “Estamos atuando em várias frentes para garantir que as espécies tenham a oportunidade de se reproduzir de forma segura. A retirada de redes e diversos materiais ilegais é um passo essencial para proteger nossos rios e a biodiversidade. Além disso, nosso trabalho também inclui educar as comunidades ribeirinhas e pescadores sobre a importância da pesca sustentável e o respeito às leis ambientais”, explicou.

AOperação Piracemanão se limita às ações repressivas. Além das apreensões, os fiscais realizaram palestras e conversas informais com os moradores das regiões fiscalizadas, destacando os impactos negativos da pesca predatória e o papel de cada cidadão na preservação ambiental. “A conscientização é parte essencial do nosso trabalho. Preservar os recursos naturais é uma responsabilidade coletiva, e esperamos que todos sejam aliados na proteção do meio ambiente,” complementou o gerente do Naturatins.

Continua após a publicidade

Denúncias

O gerente Cândido José dos Santos Neto ressaltou que as operações seguirão de forma intensiva até o fim do período de defeso, em 28 de fevereiro de 2025. Ele também reforçou que a população pode contribuir com o combate aos crimes ambientais por meio de denúncias realizadas nos canais oficiais do instituto, com garantia de sigilo do denunciante, fortalecendo as ações de preservação e fiscalização.

Continua após a publicidade

As ocorrências podem ser registradas por meio do telefone Linha Verde 0800 063 11 55, de mensagem pelo Verde Zap (63) 99106-7787, e via internet, no Portal de Serviços do site do Instituto (www.naturatins.to.gov.br).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários