A Delegacia de Polícia Civil de Batayporã realizou o levantamento de atividades realizadas durante o ano de 2024. Foram registradas 640 ocorrências policiais, sendo a grande maioria dela, 502 relacionadas a fatos típicos, dos quais, 122 envolvendo violência doméstica contra mulheres, 83 de furtos, 57 de fraudes eletrônicas e estelionatos, um feminicídio, dentre outros diversos registros.
Delas, resultaram na instauração de 225 inquéritos policiais, dos quais, 204 foram relatados e encaminhados ao Poder Judiciário, 87 termos circunstanciados de ocorrência, com conclusão de 81 deles, instauração de 10 autos de apuração de atos infracionais, com conclusão de 12, contando ainda com o recebimento de 15 cartas precatórias, ambas já cumpridas.
Os veículos apreendidos somam-se em 33, sendo que, deles, 20 foram restituídos aos legítimos proprietários, uma vez que, muitos deles, foram apreendidos com queixa de furto/roubo, para ser utilizado como instrumento para se transportar entorpecente nesta unidade federativa e, identificada a vítima, fora devidamente restituída a ela.
No que se refere a prisões em flagrante, a unidade policial lavrou 43 autos e deu cumprimento a 28 mandados de prisão, resultando-se, assim, em recolhimento ao cárcere de 71 pessoas.
Já no quesito drogas, a unidade policial apreendeu 3.158kg (três mil cento e cinquenta e oito quilos), sendo a maioria maconha, 2.426kg (dois mil quatrocentos e vinte e seis quilos), seguidos de cocaína, 550kg (quinhentos e cinquenta quilos), crack, 141kg (cento e quarenta e um quilos), skunk, 22kg (vinte e dois quilos) e 17kg (dezessete quilos) de haxixe.
Dos objetos subtraídos, foram recuperados mais de 74, resultando em, para além de um altíssimo índice de solução de crimes patrimoniais, ainda, na restituição a bens indevidamente subtraídos de vítimas, dentre eles, joias, eletrônicos.
Ao logo do ano, foram ouvidas 1047, incluindo vítimas, testemunhas, suspeitos, investigados e indiciados, para além das 640 que compareceram para registro de ocorrência, ou seja, aproximadamente 1700 atendimentos a procedimentos policiais.
Seguindo com os índices de violência doméstica, foram encaminhadas 69solicitações de medidas protetivas por violência doméstica contra a mulher, sendo registrados, ainda, 20 ocorrências relacionados a descumprimento de medidas protetivas, representando-se, a unidade policial, pela prisão preventiva de 12 deles.
A Delegacia de Polícia Civil de Batayporã enfatiza o alto índice de solução de crimes, especialmente os patrimoniais, uma vez que, dos 83 crimes de furto praticados de forma simples, mediante arrombamento, escalada, e violação ao repouso noturno, 43 deles foram solucionados, representando em aproximadamente 50% de incide de solução, somados, aos 74 objetos recuperados e restituídos às vítimas.
Quanto as ações de destaque, tem-se a implementação do Inquérito Digital, e na solução de crimes graves, como o feminicídio ocorrido no mês de Junho e, ainda, na identificação e prisão de indivíduos que empreenderam fuga após serem abordados pelas forças de segurança pública local transportando entorpecentes.
Por fim, a Delegacia enaltece o trabalho de todos os servidores policiais da unidade policial e outras forças de segurança que, de forma integrada, contribuem para uma melhor qualidade de vida aos munícipes.
Mín. 25° Máx. 27°