A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) reuniu 105 técnicos, diretores e vice-diretores de sua equipe para apresentar o planejamento e as metas da pasta para o ano de 2025. Foram dois encontros; o primeiro na quinta-feira, 2, no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, e o segundo nesta sexta-feira, 3, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O evento foi liderado pela secretária Rita Bastos, à frente da pasta da Educação desde o dia 1º janeiro de 2024.
Dentre as principais metas apresentadas estão a reelaboração de 100% dos documentos norteadores da Secretaria, a certificação de todos os secretários escolares da rede até o final do ano e a formação continuada de todos os profissionais dos diversos setores da educação municipal. Além disso, a expectativa é a instituir a avaliação da aprendizagem municipal para os estudantes não contemplados pelas avaliações externas, promover formação de todos os membros dos colegiados escolares e incentivar o protagonismo estudantil em 100% das unidades escolares da rede pública de ensino.
Diante disso, para a secretária, o ano de 2025 será desafiador. “Precisamos ter compromisso, engajamento e responsabilidade para tratar da educação do nosso município, pois temos várias metas para alcançar e buscar resultados. E resultado é arregaçar as mangas, falar e fazer o que o governo quer. E o governo quer a melhoria da qualidade de ensino. Precisamos fazer a diferença e ajudar os nossos estudantes”, afirmou.
A gestora fez um apelo à equipe para que todos se empenhem em participar das atividades e com o trabalho em geral. “O trabalho é eficiência no/dos espaços escolares, considerando os diversos contextos para fortalecer a gestão democrática na perspectiva da participação e do controle social”, observou. Ela disse que tem como expectativa à frente da Seduc “dar continuidade a um trabalho com ênfase no acolhimento e no reconhecimento dos servidores da rede de ensino local, promovendo uma gestão colaborativa”.
O município de Alagoinhas conta com 77 escolas municipais, sendo 43 na sede e 34 na zona rural. Atualmente, estão matriculados nestas unidades 11.984 estudantes.
O prefeito Gustavo Carmo participou do encontro, levando uma mensagem de otimismo para a equipe. “A educação, mais do que nunca, será priorizada nessa gestão desde o seu primeiro dia e até o final de 2028”, afirmou.
Gustavo ressaltou a escolha de Rita Bastos para liderar a Educação. “Foi uma escolha com muito capricho; é uma profissional que vem com muita experiência nesta área, já demonstrou isso com a equipe que está montando e, com certeza, todos juntos vamos fazer os avanços que a gente tanto quer na educação. E isso, obviamente, passa por todos e todas vocês, que já contribuíram até aqui, e ainda outros que chegarão para fazer a reforma”, afirmou o prefeito.
Mín. 25° Máx. 28°