O agricultor Tomaz Rocha, do município de Lagoa Alegre, viu a sua vida e a de sua família começarem a mudar com a assistência certa para utilizar a tecnologia necessária em um trabalho de agricultura que iniciou em uma propriedade familiar. Ele faz parte de uma das 3.273 famílias, em 144 municípios piauienses, que receberam conhecimento técnico e prático por meio do Programa Piauí +Ater.
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). O programa tem atuação em todo o estado, promovendo a inclusão social e o fortalecimento da agricultura familiar por meio de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater).
“Quando eu resolvi cultivar esta área, os moradores vizinhos me aconselharam a não plantar aqui, porque diziam que não iria produzir nada. Mas, com a ajuda dos técnicos da Sada, o resultado está aqui. O resultado depende muito da técnica que se utiliza, do preparo que se tem e graças a Deus tive esse auxílio para esta plantação dar certo aqui”, comemorou Tomaz Rocha.
Alvaci Orsano, servidor da Sada, em Teresina, explica que na Propriedade Maralhada Vermelha, o agricultor Tomaz tem usado toda tecnologia necessária para gerar alta produtividade da lavoura. "Aqui, são 5 hectares de área plantada e irrigada, onde o agricultor plantou feijão e milho. Com a assistência do técnico em agropecuária da Sada, Francisco Alves, está sendo feita a utilização do espaçamento correto, além de adubação química e, por isso, podemos perceber essa coloração maravilhosa e grande resultado para o agricultor, devido às técnicas utilizadas aqui”, completou o profissional.
Com presença em 144 municípios, o programa Piauí +Ater atualmente beneficia diretamente 35.531 famílias, oferecendo apoio técnico especializado para a melhoria da produção e da gestão nas atividades rurais. “A meta era atender a 19 mil famílias durante quatro anos e, hoje, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária já consegue atender mais de 35 mil famílias no estado com ações diversas de Ater, desde a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que é instrumento necessário para garantir benefícios sociais ao agricultor; elaboração de projetos de crédito rural e capacitação dos agricultores e familiares”, explicou André Rocha, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Sada.
De acordo com o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, o desenvolvimento do Piauí +Ater se deu principalmente pela ampliação das parcerias. “Todo esse sucesso do programa é fruto, principalmente, da ampliação das parcerias da secretaria com os municípios, que possibilitou a abertura de novos postos de atendimento, assim como também o apoio do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Social e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)”, concluiu Fábio Abreu.
Mín. 25° Máx. 28°