
A Secretaria Municipal de Educação de Piaçabuçu (SEMED), realizou nesta quarta-feira (27), a IV Conferência Municipal de Educação| CONAE /2022 – Construção do Futuro da Educação Brasileira: inclusão, equidade e qualidade.
A cerimônia de abertura aconteceu na Escola M. Faustino Victor de Araújo e reuniu representantes da comunidade escolar, pais e responsáveis, professores, servidores, gestores de escolas e integrantes de diversos segmentos da sociedade civil, além do prefeito, Djalma Beltrão, a primeira-dama e secretária de Cultura e Juventude, Adriana Brêda, os vereadores Edson Gordo, Roberto PM e Loura Amaral, além dos secretários de Educação e Finanças, Gutto e Guido Beltrão, respectivamente.
A Conferência tem como objetivo mostrar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Educação, seus desafios e o que ainda deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados.
Como incentivo a inclusão social, houve no evento a presença de intérprete de LIBRAS.

Nesse primeiro momento do evento, os participantes foram recepcionados ao som do artista local, Luís Moral, logo em seguida teve a composição da mesa que foi composta pelo Prefeito Djalma Beltrão, o Secretário de Educação, Guttemberg Beltrão, a Subsecretária, Van Marques, o Presidente da Câmara Legislativa, Edson Mário, a Coordenadora geral de ensino, Janice Gonçalves, a Presidenta do Fórum Municipal de Educação, Vereadora Eliane Araújo, representando o corpo estudantil, o aluno da EJA, Abelardo Santos e o aluno da CIRA, Fernando Veiga, a Primeira-dama, Adriana Brêda, as representantes do Sinteal e 9° Gere, Aparecida Pereira e Ana Beatriz, o secretário de finanças, Guido Beltrão e a presidenta do Conselho Municipal de Educação, Cássia Souza.

Ao ter uso da palavra a Coordenadora Geral do Fórum M. de Educação, Vereadora Eliane Araújo, ressaltou sobre a importância da realização deste evento.
“É com muita alegria que estamos aqui realizando essa etapa preparatória que dará andamento para a Conferência Estadual e Nacional. É muito importante que Piaçabuçu, após uma pandemia, realizar um momento como esse, que dá uma alegria e uma satisfação incontestável em nós que fazemos e amamos a Educação. Quero agradecer ao Prefeito Djalma Beltrão e ao Secretário Gutto Beltrão por essa extraordinária realização, a parabenizar a todas as equipes envolvidas na organização e execução do evento. É de extrema importância que estejamos juntos participando de um ato democrático como este”, disse.

Para o secretário de Educação, Gutto Beltrão, o evento é um momento preparado para debater e discutir novas metas e melhorias para o eixo educacional público.
“Estamos em espaço democrático, de discussão e debates, em que poderemos discutir, planejar e arquitetar, todos juntos, novas metas com a finalidade de proporcionar melhorias na nossa educação”, enfatizou ele.

Na oportunidade o secretário agradeceu ao Prefeito Djalma Beltrão pelo apoio dado para que as ações da Semed sejam realizadas, assim também como ao público presente, em especial, aos alunos e professores.
Dando seguimento a programação do evento foi dada a palavra ao Prefeito Djalma Beltrão, que deu as boas-vindas a todos os conferencistas. Na ocasião, o Prefeito iniciou sua fala agradecendo a Deus, como de costume, e logo após externou sobre a importância do momento e parabenizou a toda equipe da Semed pela organização.

“Que esses dias sejam proveitosos para todos vocês, e nos tragam boas ideias e diferenciadas para levarmos à Conferência Estadual e posteriormente a Nacional e assim garantirmos melhorias na Educação Pública. Estamos ainda enfrentando um momento difícil, compreendendo a dificuldade que esses dois anos de pandemia vem causando, mas juntos conseguiremos reagir e superar toda essa realidade. Quero também parabenizar a toda equipe da Secretaria de Educação pelo trabalho que está realizando, pelo compromisso em proporcionar avanços na educação municipal”, disse o prefeito.

Em sequência teve a explanação das metas do PME, Prof. Mestre Jonas Lima, inspetor da Semed, e a palestra com a Professora Doutora Marly Vidinha, Presidente do Conselho Estadual de Alagoas, Vice-presidente Nacional e Coordenadora da União dos Conselhos da Educação em Alagoas (UNCME), com o tema: INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira.

O evento é de extrema importância para desenhar uma educação de qualidade para os próximos 10 anos em Piaçabuçu e por isso é imprescindível que a população contribua com eixos que estão sendo definidos nestes dois dias de debates. A conferência segue hoje (28), na Escola Padre Luis Barbosa Leite, a partir das 08h, no qual terá a escolha dos delegados que representarão Piaçabuçu na Conferência Estadual de Educação.















Educação Curso para Voluntários da Defesa Civil inicia com participação de 100 pessoas na Udesc Alto Vale
Educação Governo de Santa Catarina anuncia quase R$ 33 milhões em investimentos para a educação na região de Maravilha
Educação Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial
Piauí Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
Educação Piraí do Sul recebe Operação Rondon com ações gratuitas de saúde, cidadania e inclusão social Mín. 24° Máx. 26°