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Busca Ativa: ações combatem evasão e garantem acesso à Educação

Rio Preto tem avançado na reintegração de alunos à escola, combatendo a infrequência escolar e promovendo o acompanhamento de famílias

27/12/2024 às 13h57
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
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Ivan Feitosa / SMCS
Ivan Feitosa / SMCS

Uma série de ações tem sido implementada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Rio Preto para garantir que as crianças e adolescentes da cidade permaneçam na escola e não caiam no risco de abandono. Conhecida como “Busca Ativa Escolar”, essa estratégia visa identificar, acompanhar e apoiar alunos em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de garantir a continuidade da aprendizagem.

A articulação envolve diversas secretarias municipais e órgãos de apoio, como o Grupo Gestor Intersetorial (GGI), que coordenam ações conjuntas para combater a infrequência e a evasão escolar. A estratégia é um esforço conjunto para identificar os motivos pelos quais alunos se distanciaram da escola e buscar soluções para reintegrá-los ao ambiente escolar.

Ações de Busca Ativa: uma rede de apoio

Uma das principais frentes da Busca Ativa envolve a atualização de endereços dos alunos. Em 2021, 889 estudantes foram localizados com a ajuda dessa ação. O número diminuiu nos anos seguintes, com 394 alunos localizados em 2022, 95 em 2023 e 171 em 2024, totalizando 1.549 alunos beneficiados ao longo dos quatro anos.

Após tentativas iniciais infrutíferas de contato, a SME recorreu ao serviço de motofretistas para entregar convocações aos responsáveis pelos alunos. Com esse método, foram beneficiados 323 alunos em 2022, 444 em 2023 e 509 em 2024, somando 1.276 alunos atendidos até agora.

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Visitas domiciliares e articulação intersetorial

Em 2021, a equipe de Busca Ativa Escolar realizou 245 visitas domiciliares para entregar atividades escolares aos alunos. Em paralelo, um sistema de monitoramento foi estabelecido com o auxílio do “Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)” e do “Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), identificando alunos cujas famílias estavam em situação de vulnerabilidade social. De 2021 a 2024, um total de 3.768 alunos foram monitorados e acompanhados intersetorialmente.

Com o apoio dos profissionais de assistência social, os dados são compartilhados com as escolas, que buscam, em conjunto, estratégias para reverter o quadro de exclusão escolar, sempre com foco na reintegração dos estudantes ao ambiente de aprendizagem.

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A pandemia de COVID-19 agravou a situação de infrequência escolar em muitas cidades, e Rio Preto não foi exceção. Em 2021, um número significativo de alunos (843) foi identificado com problemas de infrequência. Ao longo dos anos seguintes, o número de alunos identificados variou: 777 em 2022, 456 em 2023, e um pico de 946 alunos em 2024, totalizando 3.022 alunos ao longo da gestão de 2021 a 2024. Esse aumento é um reflexo da eficiência, resultado do comprometimento da equipe gestora, da formação e do fluxo bem definido. 

A infrequência escolar, definida como a falta repetida às aulas sem justificativa, é um dos principais indicadores da evasão escolar. Por isso, a busca ativa tem sido fundamental para localizar esses alunos e buscar soluções personalizadas para cada caso. Com a ajuda das famílias e das políticas públicas intersetoriais, o objetivo é combater esse fenômeno de maneira eficaz.

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Resultados

A Busca Ativa Escolar tem se mostrado essencial para enfrentar a infrequência e a evasão escolar. A colaboração entre as secretarias municipais, como a Educação e a Assistência Social, tem permitido um acompanhamento mais próximo das famílias e a implementação de ações preventivas.

“A Busca Ativa não é apenas sobre localizar alunos, mas entender as razões pelas quais eles não estão frequentando a escola. Estamos trabalhando com uma rede de apoio intersetorial para garantir que cada aluno tenha o suporte necessário para continuar sua educação”, explica Fabiana Zanquetta, secretária da Educação.

A estratégia de Busca Ativa Escolar de Rio Preto tem sido um modelo de articulação entre as diversas áreas do serviço público. Com a participação de toda a rede de apoio, os números mostram que, apesar dos desafios, há avanços significativos na manutenção da frequência escolar e na redução dos índices de abandono.

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