Sexta, 27 de Dezembro de 2024
24°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Sergipe

Huse implementa programa piloto que amplia cuidados ao paciente crítico na unidade hospitalar

Com a iniciativa denominada de ‘Guardiões de dispositivos’, unidade hospitalar tem conquistado avanços significativos e uma maior qualidade na assi...

26/12/2024 às 18h28
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Mário Sousa
Fotos: Mário Sousa

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) é referência no suporte voltado aos pacientes críticos, de Alta Complexidade, e vem se destacando nos avanços implementados, sejam eles na Ala Vermelha e Unidades de Apoio Crítico (UAC) e Cardiovascular (UCV). Exemplos como os recentes investimentos voltados à aquisição de equipamentos e mobiliários têm otimizado, cada vez mais, a assistência na unidade hospitalar.

Outro diferencial tem sido a implementação de protocolos voltados para garantir um suporte ainda mais seguro aos pacientes e minimizar os riscos assistenciais no ambiente hospitalar. As unidades de Apoio Crítico e Cardiovascular do Huse são as pioneiras na realização da estratégia denominada ‘Guardiões de dispositivos’, voltado a garantir um suporte ainda mais qualificado e ampliando os cuidados aos pacientes críticos. 

As estratégias fazem parte das medidas de prevenção voltadas à Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Iras), reconhecidas e preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a segurança do paciente. Por conta da complexidade dos pacientes, o uso de dispositivos invasivos, como cateteres e sondas, são comuns nessas unidades e podem trazer impactos que prolongam o período de internação, assim como os custos para a unidade hospitalar. 

“O hospital conta com um Núcleo de Epidemiologia, Segurança do Paciente e Controle de Infecção, o Nespih, que atua de forma bastante significativa no monitoramento e busca um olhar cuidadoso para esse processo já existente em toda a unidade para melhorar, ainda mais, a nossa assistência”, destacou a enfermeira e gerente da UAC/ UCV, Bruna Andrade.

Continua após a publicidade

Com isso, o ‘Guardiões de dispositivos’ propõe monitorar e avaliar as práticas, além de contribuir com um ambiente de cuidado mais seguro e eficaz. “Por conta disso a denominação do programa, porque ele guarda, protege, entendendo que, para o paciente que está em estado grave, o dispositivo é muito necessário para manter e estabilizar a vida dele e, por isso, as medidas de prevenção são importantes”, salientou a enfermeira.  

Resultados

Continua após a publicidade

A iniciativa desenvolvida já vem conquistando bons índices, entre eles, a redução da taxa de permanência hospitalar e da taxa de mortalidade, além da melhora significativa dos índices das Iras. “São resultados que impactam positivamente a unidade hospitalar, reduzindo custos, além da melhoria da qualidade de vida do paciente, destacando a qualidade em nossa assistência. O nosso maior sentimento é de dever cumprido. Zelamos pela qualidade da assistência e essa é a nossa principal missão”, completou Bruna.

A paciente Arlete Guimarães Santos, de 85 anos, foi atendida no Huse em estado grave, e retornou à unidade hospitalar para agradecer os cuidados. “Minha sincera gratidão. Agradeço a todos que cuidaram de mim com muita paciência. Estou bem e em casa, graças a Deus. Não tenho palavras para agradecer tudo que fizeram comigo. Deus abençoe todos vocês”, disse.

Continua após a publicidade

A partir da coleta de dados, avaliação e intervenção, a gerência da unidade desenvolve um plano de ação com diversas oportunidades, por exemplo, a atualização e capacitação profissional. “Faço parte do programa, e essa iniciativa me proporciona expandir esse olhar na questão profissional. A enfermagem vai além da intervenção direta ao paciente;, é analisar as necessidades de forma geral, desde a lavagem das mãos ao procedimento mais complexo. Além disso, agrega na formação e na ampliação de visão contra as infecções do paciente e uma assistência de qualidade”, garantiu a estagiária e estudante do curso de Enfermagem Ana Caroline Lima.         

A perspectiva é de ampliação do programa estratégico de controle de infecção relacionada à assistência à saúde para todas as unidades assistenciais do Hospital de Urgências de Sergipe.

Fotos: Mário Sousa
Fotos: Mário Sousa
Fotos: Mário Sousa
Fotos: Mário Sousa
Fotos: Mário Sousa
Fotos: Mário Sousa
Fotos: Mário Sousa
Fotos: Mário Sousa
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários