O projeto ‘Sorrir Sergipe’, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem promovido a prevenção e a detecção precoce do câncer de cavidade oral nos municípios sergipanos. O serviço foi criado em junho de 2023, e leva orientações voltadas à prevenção e tratamento com a saúde bucal. Por meio da ação itinerante "Sergipe é Aqui", do Governo do Estado, foram percorridas 17 cidades do território sergipano em 2024, realizando 1.634 avaliações odontológicas e 45 encaminhamentos para casos com lesões suspeitas.
Além disso, o ‘Sorrir Sergipe’ conta com a equipe de saúde bucal à disposição para receber o público, que se apresenta de forma espontânea. Também são oferecidos kits de higienização contendo escova, fio dental e creme dental para a população em geral. O trabalho é desenvolvido com o objetivo de detectar precocemente o câncer bucal e oferecer o tratamento em tempo oportuno.
“O projeto possibilita a nossa aproximação com a população do interior do estado para que possamos prevenir essa doença mais facilmente. Nós oferecemos um tratamento especializado de forma rápida e eficaz”, destacou a referência técnica de Odontologia Especializada da SES, Fernanda Cosenza.
Sintomas
Os sinais e sintomas que envolvem o câncer de boca, são: ferida na boca que não cicatriza há mais de 15 dias; surgimento de manchas ou placas avermelhadas, esbranquiçadas ou escurecidas; nódulos persistentes; inchaço na mandíbula; sangramento sem causa conhecida; lesões indolores; dentes moles e doloridos sem causa; e dificuldade de falar/mastigar ou engolir.
Os pacientes atendidos pelo ‘Sorrir Sergipe’ que apresentarem lesões suspeitas são encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) mais próximo. Existem oito CEOs de gestão estadual, sendo que cada centro acolhe uma região. No Centro de Especialidades Odontológicas são ofertados de forma gratuita, via Sistema Único de Saúde (SUS), todos os exames complementares, como a biópsia e a radiografia panorâmica.
Caso o diagnóstico seja confirmado, o paciente é direcionado a seguir tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizada no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em Aracaju.
Mín. 25° Máx. 27°