A virada de ano receberá importante incremento na atuação das Forças de Segurança do Ceará, durante a Operação Réveillon 2025, que terá início na próxima terça-feira (31). Ao todo, cerca de 1.100 profissionais da segurança pública do estado serão empregados pelo Governo do Ceará. Os detalhes sobre os trabalhos foram divulgados em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (26), na sede da Prefeitura de Fortaleza. O plano operacional é coordenado pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com o apoio das Coordenadorias Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e de Inteligência (Coin).
Ao todo, 970 profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) participarão da ofensiva, que contará com equipes a pé, em motocicletas, automóveis e policiamento montado. As equipes estarão distribuídas nos turnos da operação, com foco principal no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, onde estará montada a estrutura para receber os espectadores da festa, estendendo-se a pontos estratégicos da região.
Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) contará com os departamentos de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Técnico Operacional (DTO). As equipes atuarão por meio das unidades no plantão, incluindo o 2º DP, 10º DP, 13º DP, 30º DP, 32º DP e 34º DP; e especializadas como as delegacias da Criança e do Adolescente (DCA), de Defesa da Mulher (DDM) e DHPP. Também serão disponibilizadas ao público a Delegacia Móvel; a Tenda Lilás, em parceria com a Secretaria das Mulheres (SEM); e orientações sobre o programa “Meu Celular”.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também contará com profissionais que atuarão em viaturas de combate a incêndio e de resgate, além de bote inflável, dispostos em pontos estratégicos para a atuação nas ocorrências. As equipes, que estarão nos pontos fixos e móveis, atuarão preventivamente.
Por fim, 39 profissionais da Ciopaer/SSPDS reforçarão os quadros no período da operação na Capital, com uma aeronave empregada para a atuação na Capital. As equipes contarão com pilotos, tripulantes, apoio solo, mecânico e motorista, além de um supervisor, e terão equipamentos disponíveis para atuar em eventuais ocorrências.
A operação especial terá início nesta terça-feira (31), e seguirá até a quinta-feira (02), com reforço nos quadros das Forças de Segurança do Estado, como a PMCE, PCCE e CBMCE. A atuação, coordenada pela Copol/SSPDS, ocorrerá em conjunto com as forças amigas, como a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec); Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor); Guarda Municipal de Fortaleza (GMF); Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC); Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis); Juizado da Infância e da Juventude de Fortaleza; Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Mín. 25° Máx. 27°