Segunda, 20 de Janeiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades Rio Preto - SP

Rede municipal homenageia Pedro D’Amico como patrono de escola

Unidade 2 da escola Mônica e Cebolinha terá gestão independente

18/12/2024 às 20h48
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Compartilhe:
Fabrício Spatti / SMCS
Fabrício Spatti / SMCS

A unidade 2 da Escola Municipal Mônica e Cebolinha recebeu, na tarde de terça-feira, dia 17/12, ato para homenagear o novo patrono que dá nome à escola, Pedro D’Amico. A instituição de ensino está situada no Jardim Belo Horizonte.

Com a presença do prefeito Edinho Araújo, a secretária de Educação Fabiana Zanquetta e familiares do homenageado, foi oficializado o desmembramento da unidade escolar, que passará a ter gestão independente.

“Este era um pedido da gestão da escola que, em busca de oferecer mais atenção e cuidado para a unidade, solicitou que fosse oferecida esta autonomia. É um passo importante e motivo de orgulho na história da educação municipal”, afirmou a secretária Fabiana.

A nomeação foi recebida com felicidade pela atual gestão escolar. “Temos um carinho enorme por esta unidade e por todas as crianças que por aqui passaram, porém, com o aumento da demanda, esta divisão era necessária. A partir de agora a história continuará, só que de forma independente”, disse Tatiane  Nascimento Gallo, diretora da escola.

Continua após a publicidade

Pedro Paulo, filho de Pedro D’Amico, esteve na cerimônia representando toda a família, acompanhado pela esposa Ionei Tavares e pelo sobrinho Daniel D’Amico. “A nossa família se sente honrada em receber esta homenagem. Meu pai era um incentivador da educação, principalmente da leitura. Crescemos todos entre poemas e músicas”, afirmou.

O prefeito Edinho parabenizou pela iniciativa e lembrou um pouco sobre a história que Pedro D’Amico deixou na cidade. “Ao lado de sua esposa Julieta, Pedro interagia em todas as áreas da cidade, mas eu não tenho dúvidas que a maior conexão que construiu foi com o saber, por isso essa homenagem”, disse.

Continua após a publicidade

A EM Pedro D’Amico foi denominada por meio da Lei nº 14.671 de 31 de outubro de 2024. Com a nomeação da unidade, a rede municipal passa a contar com 142 unidades escolares.

Sobre Pedro D’Amico

Pedro D'Amico nasceu em Bariri (SP), em 9 de julho de 1924, filho de italianos que aportaram no Brasil em 1902. Fez carreira no Banco do Brasil, tornando-se gerente em Bariri (SP) em 1959, depois em Rio Claro (SP) em 1969 e finalmente em São José do Rio Preto (SP), em 1972.

Continua após a publicidade

Sua chegada em Rio Preto nos anos 70 revolucionou as atividades do Banco do Brasil desenvolvendo um trabalho de incremento na indústria, comércio e serviços que ficaram na história da cidade.

Ao se aposentar, se dedicou ao ramo imobiliário, fundando com sua esposa Julieta Zakaib D’Amico, a Imobiliária D’Amico. Como corretor de imóveis, participou ativamente do desenvolvimento imobiliário da cidade.

Como cidadão, foi presidente do Rotary Clube, incentivou a criação de associações dos descendentes portugueses e espanhóis, foi membro fundador do Banco de Olhos na década de 80, quando as cirurgias de transplante de córnea se tornaram uma realidade, participou do grupo artístico Tangolero e era um exímio tocador de violino.

Pai de Jorge Humberto, Marco Antônio e Marco Aurélio, Pedro Paulo e Luís Augusto. Faleceu em 8 de agosto de 2015, em São José do Rio Preto.54211276898_c3da35c569_k.jpg54210144982_6bcada3b53_k.jpg

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários