Terça, 17 de Dezembro de 2024
28°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Educação Piauí

Uespi de São Raimundo Nonato promove o I Seminário do Território Quilombola Lagoas

O objetivo é destacar a importância da alimentação no fortalecimento das identidades territoriais quilombolas, promovendo debates por meio de quatr...

16/12/2024 às 22h42
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), iniciou, nesta segunda-feira (16), o I Seminário do Território Quilombola Lagoas, no campus Prof. Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato. O evento tem como tema: “A mediação alimentar na construção do território”, e se estenderá até esta terça-feira (17).

O seminário é resultado de uma parceria entre o colegiado do Curso de Geografia e as mulheres da Cozinha Comunitária Raízes do Quilombo. O objetivo é destacar a importância da alimentação no fortalecimento das identidades territoriais quilombolas, promovendo debates por meio de quatro mesas temáticas.

Segundo o professor David Barbosa, a iniciativa do seminário surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso de Witney Marques, aluna do curso de Geografia do campus de São Raimundo Nonato. Witney, que integra o projeto Cozinha Comunitária Raízes do Quilombo, localizado no povoado Moisés, dentro do território, abordou o papel da cozinha comunitária no fortalecimento das identidades quilombolas. “Acreditamos que o evento seria uma excelente oportunidade para trazer a cozinha, seus produtos e seus saberes para dentro da universidade”, destacou o professor Barbosa.

Witney Marques explicou que a ideia do seminário surgiu de sua pesquisa, que busca entender como a Cozinha Comunitária Raízes do Quilombo contribui para o resgate da cultura quilombola e das identidades territoriais, tanto na comunidade Moisés quanto no Território Lagoas. “Minha pesquisa foca na importância da alimentação dentro da cultura quilombola, que influencia diretamente na formação do território. Espero que o seminário seja um espaço de diálogo e aprendizado sobre essa temática”, afirmou Witney.

Continua após a publicidade

O professor David Barbosa também enfatizou a relevância do seminário para a comunidade acadêmica, que terá a oportunidade de refletir sobre os elementos que constituem a cultura quilombola e sua relação com a organização territorial no semiárido piauiense. “O evento contribui para que docentes, estudantes, técnicos e a comunidade em geral compreendam a importância dessa cultura e sua contribuição para a leitura do território”, disse o professor. 

Ele também ressaltou que o seminário visa aproximar a universidade da comunidade do Território Quilombola Lagoas, fortalecendo estratégias educacionais que valorizem a diversidade sociocultural e promovam uma educação antirracista.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários