Nesta quarta-feira, 11/12, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participaram de capacitação para a utilização da ferramenta on-line com a qual foi construído o Censo da População em Situação de Rua. A referido Censo, lançado em 13/11, foi um levantamento pioneiro que buscou mapear e compreender as condições de vida das pessoas em situação de rua da cidade, com o objetivo de embasar futuras políticas públicas voltadas para essa população vulnerável. Tal pesquisa foi realizada graças à parceria com a Secretaria de Obras, que forneceu a plataforma ArcFGIS, um software de geoprocessamento, para a criação do Censo da População em Situação de Rua de Rio Preto.
Durante o processo de construção da ferramenta, uma das etapas prevista foi a passagem do conhecimento aos servidores do Departamento de Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Assistência Social. O técnico em Sistema de Informações Geográficas da empresa Imagem – Esri Official Distributor, Luan Pontes, foi o responsável pelo treinamento. “Essa ferramenta possibilita a criação de mapas interativos e a análise georreferenciada dos dados. É possível filtrar informações de acordo com faixa etária, raça, gênero e histórico social dos entrevistados, facilitando a construção de diagnósticos”, comentou o técnico.
O ArcGIS é uma plataforma geoespacial abrangente para profissionais e organizações. O sistema integra e conecta dados por meio do contexto geográfico. Ele fornece recursos para criar, gerenciar, analisar, mapear e compartilhar todos os tipos de dados. As organizações que utilizam esse software para compreender e analisar seus dados no contexto geográfico têm uma maior eficiência e eficácia no planejamento e tomada de decisões.
“Com essa capacitação será possível desenvolver outros levantamentos de dados, levando esse conhecimento para os demais setores da pasta, facilitando e melhorando os processos de trabalho já existentes”, falou a Secretária de Assistência Social Helena Marangoni.
Mín. 24° Máx. 28°