Terça, 25 de Fevereiro de 2025
25°

Tempo limpo

Salvador, BA

Educação São Sebastião - SP

Alunos de São Sebastião participam da celebração do projeto RegenerAção

Estudantes da rede municipal de São Sebastião participaram do encontro de celebração do projeto RegenerAção realizado na última terça-feira (10) no...

11/12/2024 às 23h32
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

Estudantes da rede municipal de São Sebastião participaram do encontro de celebração do projeto RegenerAção realizado na última terça-feira (10) no Viveiro Municipal. Durante a atividade, os alunos participaram da criação de jardins polinizadores, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

Cada escola teve a oportunidade de construir seu próprio jardim, promovendo a conscientização ambiental e destacando a importância da biodiversidade. Além disso, os estudantes vivenciaram a experiência de construir estruturas sustentáveis típicas da cultura caiçara, como o ‘pau-a-pique e a ‘taipa pilão, utilizando materiais naturais como bambu, barro, palha e água.

O projeto RegenerAção é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação (SEDUC) e a Astera Socioambiental após a tragédia de fevereiro de 2023. Seu objetivo é aplicar práticas ecológicas no cotidiano dos alunos da rede municipal, contribuindo para o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas do município.

Em 2024, 110 alunos participaram do projeto, compreendendo a importância dos jardins polinizadores e da biodiversidade local. O programa também foi uma oportunidade de desenvolver habilidades como organização e planejamento nos estudantes.

Continua após a publicidade

Ao longo do ano, sete escolas de anos finais e seis escolas de Educação Infantil (EMEIs) participaram das ações do projeto. Os alunos de anos finais frequentaram as formações mensais no Viveiro Municipal, enquanto as EMEIs se engajaram na produção de bolas de sementes, como parte do projeto Jardins para o Mundo.

Durante o encontro de celebração, as bolinhas, que foram confeccionadas nas escolas com sementes nativas como guapuruvu, araçá, aroeira, pimenteira e pauviola, foram semeadas no Viveiro, simbolizando a criação de um grande jardim polinizador e um legado para a cidade.

Continua após a publicidade

A secretária da Educação, Marta Braz, fala sobre a parceria e o projeto. "Foi um ano de muito aprendizado e prática. Essa iniciativa mostrou que pequenas ações podem gerar grandes mudanças, tanto no meio ambiente quanto no crescimento pessoal dos nossos alunos", destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários