Segunda, 20 de Janeiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde Piauí

Sesapi realiza seminário sobre prevenção da transmissão vertical de HIV e sífilis na sexta (6)

A iniciativa visa apoiar os esforços para que o Piauí conquiste o selo de erradicação da transmissão vertical dessas doenças.

04/12/2024 às 08h56
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promove, nesta sexta-feira (6), o Seminário de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis. O evento, que integra a programação estadual da campanha Dezembro Vermelho 2024, será realizado no auditório da Tupperware, na Avenida Frei Serafim, a partir das 8h. A iniciativa visa apoiar os esforços para que o Piauí conquiste o selo de erradicação da transmissão vertical dessas doenças.

O seminário reunirá profissionais da saúde da rede hospitalar, maternidades, atenção primária, pesquisadores e o público em geral. A programação inclui a apresentação do cenário epidemiológico do estado, com dados sobre gestantes diagnosticadas com HIV e sífilis, além de informações sobre crianças expostas ao HIV e à sífilis congênita. Também serão realizadas palestras sobre o manejo clínico adequado para gestantes e crianças afetadas pelas duas doenças.

Em 2023, dados do sistema de informação Sinan/Sesapi apontaram dois casos de crianças infectadas por HIV por transmissão vertical e 365 registros de sífilis congênita no estado. 

Karinna Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, destaca que o trabalho da secretaria tem focado em fortalecer a prevenção e o enfrentamento das doenças em todos os 224 municípios do estado, com o objetivo de eliminar a transmissão vertical do HIV e da sífilis.

Continua após a publicidade

"Convidamos profissionais de todos os municípios, tanto da rede pública quanto privada, a participarem deste evento. A propagação do conhecimento é fundamental para garantir que os protocolos de atendimento e manejo sejam aplicados em todo o estado, contribuindo para a erradicação da transmissão vertical", afirma a gestora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários