A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando, de 26 de novembro a 12 de dezembro, a entrega de 1.347 meios auxiliares de locomoção para a população do Sul do Piauí. A ação integra o programa “Passo à Frente” e beneficia moradores de 21 municípios, com sede de distribuição em Curimatá, Corrente e Bom Jesus.
De acordo com Daniele Monteiro, coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da Sesapi, esta é a terceira etapa, que consiste na entrega de órteses, próteses e meios de locomoção em 2024. “Entre os equipamentos entregues, estão sapatos para pés diabéticos, muletas, cadeiras de rodas e de banho, além de órteses, todos confeccionados sob medida para atender às necessidades específicas dos beneficiados”, destacou.
Desde o início do ano de 2024, o programa já distribuiu 4.999 meios auxiliares de locomoção em todo o estado. Os itens incluem cadeiras de rodas, calçados ortopédicos, andadores, bengalas, coletes, próteses e outros dispositivos que visam melhorar a mobilidade e qualidade de vida dos usuários.
O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, reforçou a relevância do programa. “Essa ação é essencial para as pessoas com deficiência, promovendo inclusão e devolvendo mobilidade. O Passo à Frente é um projeto permanente, financiado pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), que assegura melhores condições de vida para os piauienses”, afirmou.
O programa “Passo à Frente” segue como referência no apoio à acessibilidade e na garantia de direitos para pessoas com deficiência, consolidando-se como um instrumento de inclusão social no estado.
Mín. 24° Máx. 27°