Segunda, 25 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Piauí

Iniciativas piauienses são apresentadas em Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima

Participação na conferência COP29 pode atrair parcerias, fomentar políticas públicas inovadoras e fortalecer globalmente a imagem do Piauí.

25/11/2024 às 18h19
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Daniel Oliveira, representou o estado na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29), realizada em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro. Sua participação focou em destacar as iniciativas piauienses para fortalecer o papel do estado nas discussões globais sobre o tema.

O gestor participou ativamente de painéis, apresentando como exemplos positivos a redução do desmatamento e o uso de programas como o REDD+ para a geração de créditos de carbono. Para o gestor, a COP29 abriu portas para oportunidades significativas de desenvolvimento sustentável para o Piauí, com potencial para alavancar a economia e posicionar o estado como referência em energia renovável e preservação ambiental.

"O Piauí, com seu grande potencial em energia solar e eólica, pode atrair investimentos substanciais na transição energética, tema central da COP29. Essa transição geraria empregos verdes e consolidaria o estado como líder nacional em energia limpa", afirmou o secretário.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Além do potencial energético, Oliveira destacou outros benefícios da participação na COP29. A conferência facilita o acesso a financiamento climático internacional, permitindo direcionar recursos para a modernização agrícola, a preservação da Caatinga, soluções para o semiárido e projetos de créditos de carbono relacionados à redução do desmatamento no Cerrado.

Continua após a publicidade

"Esses investimentos impulsionariam a economia piauiense e aumentariam a resiliência do estado às mudanças climáticas. Alinhar as ações do Piauí às discussões da COP29 pode projetar o estado internacionalmente como um modelo de desenvolvimento sustentável, atraindo parcerias, fomentando políticas públicas inovadoras e fortalecendo nossa imagem globalmente", concluiu Daniel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários