Já estão agendadas 128 sessões de conciliação em Teresina dentro da 4ª edição do Projeto “Conciliar pela Criança: Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta”, que acontece do dia 30 de outubro ao dia 1º de novembro deste ano de 2024 na Defensoria Pública do Estado do Piauí. Também estão agendadas 25 sessões para coleta de exames de DNA na capital. Nesta edição, o projeto também será realizado nas Defensorias Regionais de Corrente, União, Piripiri, Piracuruca e Luzilândia.
Coordenado pela defensora pública Sheila de Andrade Ferreira, o projeto Conciliar pela Criança tem a finalidade de buscar a melhor saída para solução de questões que envolvam a execução de alimentos, oferta de alimentos, investigação de paternidade, alimentos gravídicos e ação de majoração de alimentos, entre outras ações envolvendo interesses de crianças e adolescentes, promovendo a conciliação entre as partes envolvidas no processo.
Em Teresina, o atendimento com a participação efetiva da Diretoria de Primeiro Atendimento e do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), será feito no edifício-sede da Defensoria, localizado na Rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos.
O projeto tem como parceiros a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Laboratório Central (Lacen). No interior do estado as sessões serão realizadas nas sedes das Defensorias Regionais integrantes da 4ª edição.
Dentro do Conciliar pela Criança as mediações acontecem em formato presencial e virtual, visando atender o maior número possível de assistidos. As pessoas interessadas em participar do projeto em Teresina ainda podem fazer a inscrição por meio do contato (86) 99426-1053 ou pessoalmente no edifício-sede da Defensoria. No interior do estado o projeto será realizado nas sedes da Defensoria, onde também devem ser feitas as inscrições para participar.
Sheila de Andrade reforça a importância da conciliação na solução de conflitos. “Por meio do projeto, proporcionamos especialmente para crianças e adolescentes, a garantia dos seus direitos, contribuindo para que mais famílias possam solucionar conflitos que estejam impactando negativamente suas vidas. Nossa expectativa é a melhor possível para a edição de 2024, para a qual já contamos com as 128 sessões de conciliação agendadas até o momento para Teresina, e 25 sessões para a coleta de exames de DNA, fora as sessões que acontecerão nas Defensoria Regionais de Corrente, União, Piripiri, Piracuruca e Luzilândia, que certamente virão reforçar os resultados alcançados pelo projeto”, finaliza.
Mín. 24° Máx. 27°