Sábado, 19 de Outubro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Maranhão

Centro de Capacitação em Práticas Alimentares Sustentáveis é inaugurado no Maranhão

Equipamento faz parte do processo de ampliação do Banco de Alimentos e foi inaugurado na Semana Mundial da Alimentação.

18/10/2024 às 23h56
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Centro de Capacitação em Práticas Alimentares Sustentáveis é inaugurado no Maranhão (Foto: Divulgação)
- Centro de Capacitação em Práticas Alimentares Sustentáveis é inaugurado no Maranhão (Foto: Divulgação)

O projeto de ampliação do Banco de Alimentos segue avançando no estado. Nesta quinta-feira (17), às 9h, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), inaugurou o Centro de Capacitação em Práticas Alimentares Sustentáveis, em um prédio anexo ao Banco de Alimentos, equipamento do estado que trabalha no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

“Um equipamento pensado pelo nosso governador Carlos Brandão, que ampliará a oferta de capacitação às instituições beneficiadas e combaterá a fome de quem mais precisa. Tenho certeza de que a política de segurança alimentar do nosso estado seguirá avançando com a inauguração de mais unidades dos Restaurantes Populares, projetos de inclusão socioprodutiva e com a ampliação do Banco de Alimentos”, destacou o secretário Paulo Casé.

Inaugurar o Centro de Capacitação em Práticas Alimentares Sustentáveis, como ampliação do Banco de Alimentos, localizado dentro da CEASA-MA, é um marco significativo na luta contra a fome e em prol da promoção da segurança alimentar no Maranhão. Por meio desse projeto, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e a Caixa Econômica, as políticas públicas de combate ao desperdício de alimentos no Maranhão são fortalecidas com a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade, ampliando o acesso a alimentos saudáveis e nutritivos com a realização de novas técnicas de processamento.

“É mais um equipamento que combate a fome do nosso estado, assim como outros que admiro, como os Restaurantes Populares, o Padaria Artesanal, que eu tenho um carinho especial. Então, eu conto com vocês nesse trabalho tão importante que é o de colocar comida na mesa de quem precisa. Continuaremos combatendo a fome, o desperdício e diminuindo a pobreza em nosso estado”, disse a primeira-dama, Larissa Brandão.

Além desse grupo, também fazem parte do público-alvo do centro profissionais e voluntários da área de segurança alimentar e a comunidade em geral. Outro objetivo do centro é aumentar a capacidade de recebimento, armazenamento e distribuição de alimentos, beneficiando um número maior de famílias em situação de insegurança alimentar, por meio das entidades beneficiadas. No total, são 106 entidades socioassistenciais que atendem cerca de 27 mil pessoas, sendo 21 mil crianças e adolescentes.

“O Banco de Alimentos é um verdadeiro presente para nós, entidades beneficiadas. Na Associação Assistencial Lar de Maria, usamos as doações para as refeições do dia a dia e para o sopão que é servido aos sábados. Agradeço muito ao Governo do Maranhão e todo mundo que tem trabalhado para que o Banco de Alimentos não pare esse trabalho tão lindo”, disse Cleonice Silva, representante do Lar de Maria.

Entre os apoiadores da inauguração, também estão o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN-MA).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários