
Para comemorar o Dia do Índio celebrado na terça-feira, dia 19 de abril, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial promoveu uma confraternização entre as famílias indígenas que residem no município.
A festa também homenageou o indígena mais idoso do município, Senhor Antônio Agdo de Campos, que tem 105 anos.
No evento promovido no Clube da Melhor Idade, a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo, que na ocasião representou o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que devido agenda não pode comparecer ao evento parabenizou os índigenas pela passagem da data e destacou a importância das tradições e raízes culturais indígenas serem valorizadas e mantidas. “Ações como essa são importantes para manter a memória e o princípio da cultura indígena vivo no município”, frisou a secretária.
Suely disse também que a Prefeitura assim como a Secretaria Municipal de Assistência Social estão à disposição para auxiliar no que for preciso os indígenas quanto a prestação de serviços no âmbito municipal.
A coordenadora municipal de Igualdade Racial, Marilza Barros parabenizou os índigenas pela passagem da data e lembrou que Bataguassu possui em torno de 35 famílias indígenas, das etnias Guaraní, Guatós, Kadiwéu, Kaiwá, Pataxó e Terena.
“Temos em torno de 100 pessoas entre nativos e descentes de índigenas que residem em Bataguassu. O nosso município é rico em raízes culturais e o evento desta data nada mais é do que valorizar essa cultura e os costumes. Nosso compromisso enquanto Coordenadoria é atender através da rede de assistência do município as famílias indígenas locais”, enfatizou a coordenadora.
Durante a confraternização, a médica ginecologista e obstetra Monique Aparecida Eduardo da Silva, ministrou palestra aos indígenas presentes sobre o tema Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e repassou orientações sobre a importância dos exames em prevenção às doenças para as mulheres bem como para os homens.
A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social foi agraciada com artesanatos feitos com taboa e imãs de geladeiras fabricados pelos indígenas.
Foi servido ainda um delicioso café da manhã aos presentes.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°