Terça, 24 de Setembro de 2024
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Internacional RELAÇÕES EXTERIORES

Lula se reúne com presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Nova York.

Reunião bilateral integra a agenda de compromissos do líder brasileiro, que nesta terça-feira (24/9) discursa na abertura da Assembleia Geral da ONU.

23/09/2024 às 22h54
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Compartilhe:
Um dos assuntos abordados foi a perspectiva de assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul. Foto: Ricardo Stuckert / PR.
Um dos assuntos abordados foi a perspectiva de assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul. Foto: Ricardo Stuckert / PR.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reuniram-se nesta segunda-feira, 23 de setembro, em Nova York, onde o líder brasileiro discursa nesta terça-feira (24/9), na abertura da Assembleia Geral da ONU.

Lula manifestou entusiasmo sobre a possibilidade de chegar à conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia em breve. O presidente também mostrou-se preocupado com o crescimento de extremismos pelo mundo, o que se reflete no desempenho econômico global. O líder brasileiro ressaltou, contudo, os bons números do crescimento do país, acima das previsões de mercado. Citou, nesse sentido, o baixo desemprego, a aprovação do arcabouço fiscal, a retirada de 24,5 milhões de pessoas da fome no Brasil e as políticas de microcrédito como alguns dos expoentes da economia brasileira.

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – A pauta sobre energias limpas também foi discutida. Segundo Lula, é preciso aproveitar as oportunidades oferecidas pela transição energética. Ursula von der Leyen ressaltou a centralidade desse tema, por uma transição que leve em conta a necessidade de combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente.

Ambos comentaram sobre a estiagem no Brasil. Lula destacou as secas recordes na Amazônia e a existência de muitos incêndios criminosos nesse período. O presidente recordou que recentemente se reuniu com dirigentes dos demais poderes do Brasil e falou sobre a necessidade da aprovação de uma legislação mais rigorosa sobre queimadas criminosas. Ele também falou sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, outra catástrofe derivada das mudanças climáticas.

Continua após a publicidade

Ursula von der Leyen ressaltou que os fenômenos climáticos também atingem a Europa, com incêndios e enchentes, e ambos reafirmaram a necessidade de políticas mais efetivas para o combate de desastres. A dirigente europeia frisou ainda a possibilidade de uma maior cooperação técnica entre as duas partes sobre esses fenômenos.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários