O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira, 23 de setembro, com o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Nova York, na missão da Alemanha na cidade estadunidense.
Os dois líderes falaram sobre as reuniões da COP29, que será realizada em novembro deste ano em Baku, no Azerbaijão, e da COP30, em 2025, na cidade de Belém, no Pará. O chanceler alemão confirmou sua presença na Cúpula de Líderes do G20, que está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
Lula e Scholz conversaram também sobre a continuação das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível entre Alemanha e Brasil, que aconteceram pela última vez em Berlim, em dezembro de 2023, e devem ter sua nova etapa no Brasil, em 2025.
A reunião desta segunda-feira aconteceu antes de um almoço promovido pelos alemães com a presença também da primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley; o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau; e os presidentes de Gana, Nana Akufo-Addo, e do Governo da Espanha, Pedro Sánchez.
ALINHAMENTO – Após a II Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, em dezembro de 2023, em Berlim, os líderes de Brasil e Alemanha fizeram declaração conjunta à imprensa na qual confirmaram o alinhamento em temas diversos. Entre os quais, a promoção de industrialização verde, agricultura de baixo carbono, a bioeconomia e a meta de desmatamento zero até 2030.
Scholz também defendeu que o processo da transição ecológica resulte em geração de empregos no Brasil, com maior processamento de matéria-prima pela indústria brasileira.
G20 — Em junho de 2024, durante compromissos oficiais no G7, na Itália, o presidente Lula voltou a se reunir com o chanceler Scholz e enfatizou as agendas em torno do G20. Nesse contexto, Lula convidou a Alemanha para a Aliança Global contra a Fome, uma das prioridades brasileiras à frente da Presidência do G20, e enfatizou a necessidade de reforma de instituições de governança global.
Os líderes conversaram ainda sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia e sobre a Organização Mundial do Comércio.
Mín. 24° Máx. 27°