Sunday, 28 de June de 2026
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Educação Acre

Educação levará Caravana da Ciência às escolas do interior

No início de maio, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Inovação, irá levar uma importante ação do gover...

19/04/2022 às 13h30
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

No início de maio, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Inovação, irá levar uma importante ação do governo do Estado às escolas da capital e do interior. Trata-se da Caravana da Ciência que, com o auxílio de um ônibus, ofertará cursos e oficinas para estudantes e professores.

De acordo com a chefe do departamento, Raquele Nasserala, a caravana será uma demonstração do que a Educação dispõe em termos de projetos voltados às instituições de ensino. “Vamos mostrar o que temos disponível, projetos da inovação para as nossas escolas”, ressalta.

Na caravana, a mostra Viver Ciência será levada às escolas. Da mesma forma, as oficinas de matemática. “Será uma maneira de possibilitar um reforço escolar para os alunos que têm dificuldade com a matemática”, destaca. Os projetos de robótica também serão levados ao interior.

Caravana da Ciência irá percorrer as escolas da capital e do interior. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE
Caravana da Ciência irá percorrer as escolas da capital e do interior. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

De acordo com a professora Raquele, o diferencial da caravana é que ela não levará oficinas apenas aos alunos, mas aos professores também. “O NTE também tem oficinas de mídias digitais preparadas, aquilo que os professores estão usando mais com os alunos, para dar um upgrade em suas aulas”, afirma.

Continua após a publicidade

A ideia da Caravana da Ciência é oferecer oficinas e cursos para que os gestores possam realizar um dia pedagógico na escola, onde os alunos estarão interagindo, realizando atividades por meio de metodologias ativas. “E o que for repassado poderá ser utilizado em qualquer momento do ano letivo”, enfatiza.

A meta do Departamento de Inovação da SEE é atender em torno de duas a três escolas por mês. Isso porque, explica a professora Raquele, é preciso ao menos uma semana de planejamento das ações que serão levadas às escolas. “Vai depender da demanda. Vamos atender às escolas de acordo com a necessidade delas”, informa.

Continua após a publicidade

Este ano, porém, será realizado um projeto-piloto com oito ou dez escolas, iniciando pelas escolas da capital, mas que será levado também aos demais municípios. “É um projeto que se inicia este ano e pretendemos alcançar o interior, pois estamos trabalhando em prol do aluno e das escolas públicas do Acre”, salienta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários