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Congresso Internacional Náutica discute desenvolvimento socioeconômico da Bahia por meio do turismo náutico.

Evento reuniu em torno de 100 pessoas entre autoridades e especialistas do setor. Integrou a programação de lançamento do Salvador Boat Show, que será realizado pela primeira vez no estado de 6 a 10 de novembro, na Bahia Marina, pelo Grupo Náutica por meio da Boat Show Eventos, responsável pelos maiores eventos náuticos da América Latina. Durante o congresso, foi destacada a importância do fomento ao turismo náutico na Bahia, com a maior costa litorânea do Brasil e a Baía de Todos os Santos, a segunda maior baía do mundo.

10/09/2024 às 19h21
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Rotas Comunicação /
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Danilo Lima / Revista Náutica
Danilo Lima / Revista Náutica

O Congresso Internacional Náutica, realizado no Yacht Clube da Bahia, em Salvador, na última quarta-feira (4), reuniu cerca de 100 participantes, entre autoridades e especialistas, para debater o papel do turismo náutico no desenvolvimento socioeconômico da região. Na ocasião, as palestras apresentadas destacaram a importância da Bahia, com a maior costa litorânea do Brasil e a Baía de Todos os Santos, a segunda maior baía do mundo, como cenário propício para o crescimento do setor. O congresso integra a programação de lançamento do Salvador Boat Show, evento que terá a sua primeira edição de 6 a 10 de novembro, na Bahia Marina, organizado pelo renomado Grupo Náutica por meio da Boat Show Eventos, responsável pelos maiores eventos náuticos da América Latina, entre eles o São Paulo Boat Show, que ocorre nos próximos dias, de 19 a 24 de setembro. O evento de Salvador tem projeção de reunir grandes novidades para o lazer náutico, cerca de 50 embarcações e atrair aproximadamente 10 mil pessoas, consolidando a cidade como um novo destino no calendário de eventos náuticos nacional.

A abertura do congresso foi conduzida por Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, que ressaltou o enorme potencial da Bahia para o desenvolvimento do turismo sobre as águas e sobre a importância da união dos setores públicos e privados no “olhar” para a náutica, considerando sua vasta costa litorânea e a Baía de Todos os Santos. "A Bahia tem uma das maiores riquezas naturais do país e o setor náutico é uma saída sustentável e que impulsiona a economia e gera milhares de empregos. É hora de incentivarmos a instalação de estaleiros e fortalecermos a indústria náutica para demonstrar que este mercado cria oportunidades", destacou Ernani. 

Já Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, durante sua apresentação falou sobre as perspectivas econômicas do setor náutico para a cidade e o estado da Bahia. “Salvador tem potencial para se tornar um polo em diversos segmentos econômicos e a náutica é um deles. Nossa missão é olhar para a economia do mar de forma estruturada, promovendo projetos de fomento e diálogo com os setores econômicos”, destacou Mila. Ela também reforçou que o Brasil movimenta cerca de R$ 2 trilhões anuais com a economia do mar, sendo a Bahia responsável por R$ 80 bilhões desse montante. Mila ainda apontou que o setor náutico global tem atraído cada vez mais investidores, com um crescimento projetado de 3,5% ao ano até 2030.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Prefeitura de Salvador, a Baía de Todos os Santos conta com inúmeras praias, 56 ilhas, rios, manguezais, corredeiras e quedas d’água em uma área de 1. 052 km². Tem um contorno de quase 200 km de extensão e 13 municípios. 

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Em sua apresentação no Congresso Náutica em Salvador, Eduardo Colunna, presidente da ACOBAR, abordou o impacto do fortalecimento da indústria de embarcações de lazer para o crescimento do turismo náutico no Brasil. Ele destacou que, além da geração de empregos diretos e indiretos, que já ultrapassa mais de 120 mil postos de trabalho ao ano no país, o setor tem potencial para impulsionar o desenvolvimento social e econômico das regiões litorâneas.  

“O atual cenário do mercado náutico brasileiro gerou uma série de desafios econômicos, políticos e regulatórios que exigem uma atuação coordenada na defesa dos interesses do desenvolvimento sustentável do setor. Não é questão de proteger e sim de defender a indústria náutica nacional pelos benefícios que gera para todos. O Brasil ainda tem uma visão elitista do mercado náutico. No mundo inteiro, a náutica é percebida como uma atividade saudável, socialmente acessível e dirigida principalmente às famílias. O potencial do segmento náutico se traduz na grande capacidade de gerar empregos, somos uma importante ferramenta para alavancar para o crescimento econômico e o desenvolvimento social, distribuindo renda, expandindo o turismo e proporcionando melhoria da qualidade de vida", afirmou Colunna. Ele também ressaltou que, nos últimos 10 anos, foram investidos mais de R$ 200 milhões na implantação de estruturas, unidades e equipamentos da indústria náutica.

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Além das palestras citadas, o congresso contou com a participação de importantes nomes do setor, como o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, Ricardo Dantas, Comodoro do Yacht Clube da Bahia, Fernando Paraiso, diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Salvador, e Carlos Prates, gerente de comunicação e relações institucionais da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica.

SERVIÇO

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O que: Salvador Boat Show

Quando: 6 a 10 de novembro

Onde:  Bahia Marina, Salvador/BA

Organização: Boat Show Eventos

Instagram: @boatshoweventos

Cobertura oficial: www.nautica.com.br, @revistanautica e youtube.com/@canalnautica, com transmissão ao vivo todos os dias

SOBRE O GRUPO NÁUTICA.

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show Eventos, maior organizadora de salões náuticos da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Salvador, Foz do Iguaçu e Brasília; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
https://saopauloboatshow.com.br/ 

Rotas Comunicação / Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

 

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