Domingo, 19 de Janeiro de 2025
23°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agropecuária Agropecuária

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais promove feira de piscicultura

Quarta edição da Feppishow será nos dias 13 e 14/9, em Felixlândia

05/09/2024 às 15h57
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Epamig / Divulgação
Epamig / Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está na organização da quarta edição da Feira de Pesca e Piscicultura de Minas Gerais – Feppishow. 

O evento, que será realizado nos dias 13 e 14/9 em Felixlândia, vai reunir piscicultores, professores e estudantes, indústrias de beneficiamento, de insumos e de maquinários, de distribuição e de comércio e instituições públicas ligadas à agropecuária.

Iniciativa pioneira em Minas Gerais, a Feppishow teve primeira edição em 2018, com o objetivo de apresentar e potencializar o mercado e a cadeia produtiva do pescado no estado, e divulgar tecnologias e integrar pesquisa, extensão, cadeia produtiva e público consumidor. Outras duas edições foram realizadas em 2019 e 2022.
 
Pesquisador da Epamig, Alisson Menezes destaca que a quarta Feppishow tem como objetivo apresentar experiências diversas sobre produção de peixes no estado, um dos maiores produtores de tilápia do país, além de discutir a regularização da piscicultura no Lago da Usina Hidrelétrica (UHE) Três Marias, a proteção ao meio ambiente e a diversificação da produção, e o comércio de pescado. 

“A questão ambiental se tornou importantíssima, principalmente após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (2019), tendo em vista a utilização, principalmente pelos piscicultores e pescadores de nosso município, das águas do Rio Paraopeba e do Rio São Francisco”, acrescenta.

A programação, realizada no Espaço de Eventos da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Piedade, vai contar com palestras, visitação aos estandes, concursos de filetagem e experiência de gastronomia. Além de visitas guiadas ao Galpão da Piscicultura do Campo Experimental da Epamig. 

“Nossa proposta é debater sobre sistemas de produção de peixes e manejo; regularização ambiental e sanitária; estratégias de comercialização; crédito; e enfatizar a importância econômica, ambiental, social, cultural e nutricional da piscicultura", afirma Alisson Menezes.

Ele destaca ainda a apresentação de novas propostas de reativação econômica e diversificação da produção para a agricultura familiar, e diz que o evento vai propiciar a realização de negócios e movimentar a economia.

A quarta Feppishow é realizada pela Epamig em parceria com a Emater-MG , com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) , da Prefeitura Municipal de Felixlândia, da Codevasf, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Associação de Aquicultores Peixe MG e da Adesb.

Veja a programação completa neste link
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários