
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), deu início ao ano letivo 2022 no dia 11, com o calendário escolar da rede pública estadual de ensino aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e publicado no Diário Oficial.
O cronograma foi implantado nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, seguindo com carga horária mínima de 800 horas ao longo de 200 dias letivos, exceto para os estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio, cuja carga horária mínima exigida é de 1.000 horas, com a mesma quantidade de dias letivos.

De acordo com o calendário, o recesso escolar do meio do ano se inicia no dia 26 de agosto. As aulas serão retomadas para o segundo semestre no dia 16 de setembro, e o término do ano letivo será em 20 de janeiro de 2023, para as turmas do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e o ensino médio (1ª e 2ª séries).
Para as turmas de 3ª série do ensino médio o encerramento será em 30 de dezembro. A diferença de calendário se dá em função de que estes estudantes farão o Enem em novembro e precisam de um calendário mais intensivo.
“O CEE nos pediu três calendários, o geral, o específico para a 3ª série do ensino médio e o calendário das escolas que estão em reforma. O conselho vai monitorar todos eles”, pontuou a professora Gleicicleia Gonçalves de Souza, diretora de Ensino da SEE.
Para atender a organização escolar própria da Educação do Campo, Educação Indígena ou da especificidade da região em que a escola estiver inserida, o calendário escolar poderá ser adequado à realidade de cada localidade, obedecendo às exigências previstas na legislação de ensino quanto ao mínimo de dias letivos e carga horária anual.
A previsão de início das aulas nas escolas de difícil acesso é para o dia 2 de maio, exceto as indígenas, que têm um cronograma totalmente atípico, sendo sazonal, e os professores ainda participarão de formação pedagógica.
Das 33 escolas que estão em reforma e ainda não iniciaram o ano letivo, 19 delas estão passando por grandes obras e todas terão um calendário específico, adequado a sua realidade, com a mesma coerência que os outros dois calendários já aprovados.

Antes de iniciar as aulas, os profissionais das escolas passaram por formação para receber e acolher os estudantes, os professores e os pais, neste momento de readaptação à rotina.
Gleicicleia de Souza reforçou a importância de discutir o acolhimento com as equipes formadoras. “Após dois anos afastados a questão socioemocional vai ser essencial. Com relação a como receber o profissional na escola, isso foi trabalhado de forma padronizada nas formações”, concluiu.
Confira as principais datas:
Início do ano letivo: 11 de abril
Recesso Escolar dos alunos: 26 de agosto a 16 de setembro
Recesso Escolar dos professores: 26 de agosto a 9 de setembro
Reinício das aulas: 12 de setembro (início do 2º semestre)
Encerramento do ano letivo: 20 de janeiro/2023
Início do ano letivo: 11 de abril
Início do 2º semestre: 15 de agosto
Recesso Escolar: 5 a 9 de setembro
Reinício das aulas: 12 de setembro
Encerramento do ano letivo: 30 de dezembro
O governo do Acre mantém um total de 613 unidades escolares, entre urbanas, campo e indígenas, atendendo cerca de 145 mil estudantes nos 22 municípios acreanos. Entre elas, a rede estadual conta, atualmente, com 10 escolas que ofertam o ensino médio integral, uma escola de ensino fundamental em tempo integral, três escolas militares e quatro cívico-militares, além das outras escolas que ofertam educação básica em todas as modalidades de ensino.
Como novidade, ocorre a implementação do Novo Ensino Médio, este ano em novo formato para todas as turmas de 1ª série do estado.
Quanto ao Programa Escola em Casa, passa a ser um suporte pedagógico de continuidade do processo educacional, com foco na recomposição das aprendizagens. As aulas serão ofertadas para complementar o conteúdo visto na sala de aula.

As aulas seguem direcionadas aos estudantes do ensino fundamental e médio, transmitidas pela TV e rádio, podendo ser acompanhadas também pela plataforma educacional www.educ.see.ac.gov.br. Os conteúdos apresentados ficam disponíveis para consulta.
Haverá o ciclo de palestras nas escolas sobre bullying, violência contra a mulher, relações étnico-raciais, gravidez na adolescência, dentre outras.
A distribuição dos uniformes será diferente neste ano. A partir de maio, o responsável pelo aluno irá até a escola, que dará um voucher (vale) para que ele se dirija até a malharia mais próxima da sua casa e requisite a confecção das peças.

Os estudantes do ensino médio serão contemplados com material escolar, pois nos anos anteriores somente os alunos do ensino fundamental recebiam.
Tem ainda a garrafinha (squeeze) e a mochila, que também serão distribuídas, gratuitamente, aos estudantes.
Estas são algumas das novidades do ano letivo 2022 ofertadas pelo governo do Acre aos estudantes da rede pública estadual de ensino.
Educação Curso para Voluntários da Defesa Civil inicia com participação de 100 pessoas na Udesc Alto Vale
Educação Governo de Santa Catarina anuncia quase R$ 33 milhões em investimentos para a educação na região de Maravilha
Educação Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial
Piauí Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
Educação Piraí do Sul recebe Operação Rondon com ações gratuitas de saúde, cidadania e inclusão social Mín. 24° Máx. 26°