Segunda, 24 de Fevereiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Turismo Mato Grosso do Sul

Ações de neutralização de carbono destacam responsabilidade ambiental do turismo no FIB 2024

Principal destino de ecoturismo do Brasil e referência internacional, Bonito é palco de mais um Festival de Inverno cheio de atrações musicais, mui...

19/08/2024 às 06h26
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Principal destino de ecoturismo do Brasil e referência internacional, Bonito é palco de mais um Festival de Inverno cheio de atrações musicais, muita arte e responsabilidade ambiental. Além da agenda cultural, o Festival de Inverno de Bonito (FIB) 2024 contará com ações e práticas com foco na neutralização de carbono, contribuindo com os objetivos do Programa Estadual de Mudanças Climáticas. Uma delas é compensação de carbono, realizada pela Compensei, com o apoio da Setesc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura).

“A FundturMS é parceira do FIB mais uma vez, especialmente nas ações relacionadas ao clima e à conservação, mais uma vez contribuindo para que seja um evento carbono neutro. Teremos um espaço, juntamente com a Compensei, medindo e depois compensando as emissões de carbono geradas pelos visitantes e o público que vai passar pelo festival”, destaca o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling.

O diretor-presidente destaca também uma novidade nas ações durante o FIB 2024.

“Este ano, em especial, iremos lançar o “Bonito Cidade Ecocriativa – Smart City”, um movimento que já vem acontecendo há quase dois anos e que vai trabalhar uma série de eixos estratégicos. E estaremos com espaço lá no Festival para apresentar esse movimento durante os dias do evento e para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a atuação da FundturMS, que não é só a parte de promoção e de apoio à comercialização e governança, mas também de apoio a ações estruturantes, para o fortalecimento do território. Queremos levar Bonito para um próximo nível, mantendo o destino na vanguarda de destinos responsáveis e como o principal destino de ecoturismo do país”, explica Wendling.

Continua após a publicidade

O ‘Bonito Cidade Ecocriativa’ possui 4 eixos estratégicos principais: a educação, que pretende gerar novas oportunidades para os jovens acessarem novos conhecimentos, além de apoiar a qualificação permanente do trade e colaboradores;  a sustentabilidade, para promover novas práticas que contribuam para a redução das emissões de carbono no setor do turismo (água, energia, resíduos); a economia criativa, que vai apoiar a comunidade em estratégias que incentivem uma governança comunitária efetiva, que permita acesso à cultura e ao lazer e que incentive a economia criativa associada ao turismo; e a inovação, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para os desafios do destino turístico de Bonito.

Estratégias

Continua após a publicidade

Com a certificação de Bonito como 1º Destino de Ecoturismo Carbono Neutro do mundo em 2022, a FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e o município de Bonito internalizaram as necessidades relacionadas à emergência climática e vêm construindo estratégias que promovam a descarbonização do turismo local.

Um desdobramento do trabalho foi a elaboração do plano de ação climática, com o estabelecimento das metas de redução, em conformidade com as tendências globais no desenvolvimento de soluções de mitigação de emissões de carbono.

Continua após a publicidade

Dentre os compromissos assumidos no âmbito da Declaração de Glasgow, a Fundtur-MS está apoiando os trabalhos para o 2º ciclo de inventário de emissões de gases de efeito estufa do turismo em Bonito, com vistas à certificação pela Green Initiative, umas das certificadoras reconhecidas pela ONU Turismo, numa jornada que envolve a coleta de dados de forma contínua e sistemática, em conformidade com o GHG Protocol e o mercado regulado de carbono.

Segundo dados do Observatório do Turismo de Bonito, o destino recebeu 30.491 turistas em julho de 2024, número recorde em comparação ao mesmo período nos últimos nove anos.

Assim, ao mesmo tempo que o crescimento do número de turistas em Bonito indica o potencial de impacto econômico da atividade, o aumento expressivo aliado à crise climática faz necessária uma preparação para administrar os desafios que se impõe como: conservação dos recursos naturais, mitigação das emissões de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas, trabalho decente, redução de impactos sociais, dentre outros.

Débora Bordin, Comunicação FundturMS
Foto: Estância Mimosa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários