A Educação que liberta, transforma e possibilita novos caminhos foi o tema central de uma cerimônia cheia de emoções que ocorreu na quarta-feira, 7, na Unidade Penal Feminina de Palmas (UPFP). Na ocasião, duas custodiadas celebraram a conquista da outorga de grau do ensino médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (Eja), na Escola Estadual Setor Sul – extensão UPFP. A formatura contou com a presença da equipe da Unidade e da escola, além de representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), demais custodiadas e familiares das formandas.
As formandas participaram da cerimônia que teve entrega dos canudos, outorga de grau, juramento e agradecimentos, além do momento de oração. Na ocasião, o gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e ao Egresso, Dilson Noleto, falou do empenho mútuo das custodiadas e da equipe para que o momento ocorresse. “Nós já conseguimos certificar, por meio do Encceja, mais de mil custodiados, desde 2017, só no ano passado foram 514 pessoas privadas de liberdade com certificados. Mas esse caminho que elas escolheram trilhar por meio da educação formal, é um caminho árduo, porém gratificante. Hoje é só resultado do esforço que elas têm tendo com a educação e que a Unidade Penal tem feito. Nós temos um número elevado de custodiados na remição pela leitura, um número elevado de custodiados participando de educação formal e isso é bastante positivo”, ressaltou o gerente, que anunciou a instalação de laboratórios de informática em unidades, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Gratidão
A conquista das mulheres formandas foi celebrada pela chefe da Unidade, Rosilda Carvalho. “A nossa intenção é que a gente forme mais pessoas, mais alunos, para podermos dar oportunidade para elas estudarem e fazerem cursos. Quero agradecer a toda a Polícia Penal do Tocantins, que faz um trabalho contínuo e parabenizar a vocês pela conclusão”, comentou.
A cerimônia teve ainda a presença do agente especialista socieducativo, Josemy Alves Coelho, que ministrou uma palestra de reflexão com o tema "Propósito de Vida"; da diretora da Escola Estadual Setor Sul, Silmara Rosário, e da pedagoga que atua na UPF, Aldeny Araújo, além de professoras.
Emocionadas, as formandas celebraram o momento com muita alegria. “É emocionante passar por esse momento, e muitas vezes eu quis desistir. Se ão fosse a equipe, a nossa pedagoga a senhora Aldeny, eu teria desistido. Elas me incentivaram muito a continuar. Eu consegui vencer essa etapa da minha vida com muita gratidão. Quero ir adiante, fazer faculdade e dar muito orgulho para minha família”, declarou.
Mín. 24° Máx. 27°